03 Alongamentos fáceis de fazer para eliminar a dor nas costas

03 Alongamentos fáceis de fazer para eliminar a dor nas costas

Compartilhar

Boa parte das pessoas sofre de algum tipo de dor nas costas. Seja na lombar ou na cervical, é muito comum a reclamação de dores ao final do dia. O uso do computador de forma errada, ficar muito tempo sentado numa posição não ergonômica, má postura e ainda o caminhar errado são alguns dos causadores dessas dores.

Se você sofre desse problema, o ideal é sempre consultar um profissional especializado. Um médico ortopedista ou um fisioterapeuta vão pode fazer um diagnóstico e um tratamento especifico para cada caso, porque convenhamos, é insuportável viver com dores constantes, a todo momento e mesmo sem realizar atividades de esforço.

Outra dica que você pode começar a seguir agora é alongar o corpo. Muitas pessoas se enganam achando que o alongamento somente é essencial antes da pratica esportiva, antes dos treinos. O alongamento, feito da maneira correta, ajuda a fortalecer a musculatura de todo o corpo (nesse caso das costas), ajudando a aliviar as dores constantes.

Vamos ensinar 03 alongamentos diferentes que podem ser feitos facilmente em sua casa. Para tanto, basta um colchonete confortável e muita disposição para fazer diariamente estes alongamentos. Faça-os no início logo após levantar para começar o dia livre de dores e com muita disposição, ou sempre que se sentir cansado e com dores.

Alongamentos para evitar a dor nas costas

  1. Comece se deixando de barriga para cima sobre um colchonete fino, lembrando de manter a lombar em contato com o solo, os joelhos levemente dobrados e os pés paralelos ao chão. Comece levantando os braços deixando as mãos sobre a cabeça, com os dedos entrelaçados. Segure a posição por no mínimo 10 segundos e repita a série 10 vezes.
  1. Se levante, com os pés paralelos e os braços retos e estendidos. Comece inclinando o corpo suavemente para um lado, sustentando a posição por 10 minutos. Volte para a posição de início do alongamento e repita o processo completo do outro lado. Faca 10 séries.
  1. Continue em pé e com pés paralelos ao solo. Solte leve e gradativamente o peso do corpo para a frente, mantendo os braços em direção ao chão. Tente tocar o chão sem dobrar os joelhos. Quando chegar ao máximo de extensão que você conseguir, sustente essa posição por 15 minutos. Você vai sentir a lombar e os músculos posteriores da perna. Repita o movimento por 05 vezes, lembrando de descer e subir gradativamente.