05 dicas para evitar as brotoejas nos bebes

05 dicas para evitar as brotoejas nos bebes

Compartilhar

Toda mãe está sempre preocupada com a saúde do seu bebe. O máximo de proteção é indispensável, seja em forma de produtos específicos para o bebe, roupas e outros cuidados. Entretanto, muitas vezes mesmo que as mamães tenham muito cuidado com o seu bebe, alguns pequenos probleminhas costumam acontecer.

O mais famoso deles são as brotoejas, muito comuns em bebes. Chamada também de miliária, a brotoeja é uma obstrução nas glândulas sudoríparas que são responsáveis pela produção e expelir o suor pelo corpo, como mecanismo de controle da temperatura corporal.

“São como pequenas bolinhas com líquido em seu interior. Podem ser de coloração clara (cristalina), vermelha (rubra) ou amarelada (pustulosa), lembrando que a cor depende da profundidade em que ocorreu a obstrução e ruptura dos ductos sudoríparos”, afirma Natasha Slhessarenko, pediatra do Lavoisier Medicina Diagnóstica.

 Como evitar brotoejas no bebê

De acordo a Dra. Slhessarenko, as brotoejas cristalinas ou rubras (as de tom vermelho) são as mais comuns de acontecerem nos bebes e não são motivo de grande preocupação por serem superficiais. Geralmente aparecem em áreas com produção excessiva de suor como rosto, pescoço e o tronco do bebe.

As brotoejas podem acontecer em crianças de qualquer idade, assim como em adultos. A maior causa é o excesso de suor ocasionado pelo uso de muita roupa, pratica de exercícios físicos, uso de produtos que obstruem as glândulas sudoríparas e principalmente calor e exposição excessiva ao sol.

 “O uso de pomadas, bronzeadores, protetores solares, óleos, cremes e repelentes também podem obstruir os poros e predispor o aparecimento do problema”, completa.

Como prevenir as brotoejas

  1. Prefira sempre roupas leves e de tecidos naturais como o algodão, que sejam frescas e adequadas ao clima.
  2. Não se exponha muito ao sol e tampouco faça uso excessivo de produtos como protetores e bronzeadores que obstruem os poros.
  3. Não tome banho com agua muito quente.
  4. Tome banhos frequentes, sempre que possível;
  5. Para aliviar o incomodo e coceira das brotoejas, você pode usar pomada a base de dexpantenol ou pasta d’agua.

Entretanto, é fundamental consultar um médico sempre que o quadro de brotoejas aparecer para que se tenha um diagnóstico mais apropriado ao caso em especifico, principalmente para bebes e crianças.