05 exames essenciais para fazer antes de engravidar

05 exames essenciais para fazer antes de engravidar

Compartilhar

A gravidez é um momento magico na vida de uma família. A mulher quando pretende engravidar, é essencial que a saúde esteja em dia, afinal gerar uma nova vida demanda muito da saúde da futura mamãe. Por isso é essencial fazer um check-up completo, com exames essenciais antes de engravidar.

Muitas alterações no organismo da mulher podem atrapalhar a tentativa de engravidar, então é essencial saber como anda a saúde da mulher. Se você está neste processo, vamos te ajudar. Consultamos o Dr. Ricardo de Oliveira, imunologista especializado em reprodução humana para nos dizer quais os exames essenciais que toda mulher tem que fazer se deseja engravidar e ter uma gestação saudável.

Anticorpo antiroglobulina e antimicrossomal (sangue)

São exames de sangue que podem ser feitos junto aos exames convencionais, como colesterol e triglicerídeos. Eles podem identificar a tireoidite, uma doença autoimune que evolui para o hipotireoidismo, quando o corpo produz anticorpos em excesso que atrapalham a implantação do embrião ou ainda causa inflamação da placenta, podendo levar a um aborto espontâneo.

Histeroscopia diagnóstica

Se propõe a reconhecer a endometrite crônica, uma inflamação do endométrio, tecido que reveste a parede interna do útero, causada por provável alteração imunológica ou infecciosa. O problema impede a implantação do embrião. Não tem a ver com endometriose, que é a implantação do endométrio fora do útero. Após tratamento, a paciente volta a ser fértil.

Mutação do gene de Leiden e protrombina (sangue)

A função desse exame é procurar por trombofilias. Elas provocam alterações imunológicas e dificultam a coagulação do sangue, fazendo que os anticorpos acabem atacando a placenta causando inflamação, sangramento excessivo e aborto.

Citometria de fluxo

A prova cruzada da citometria de fluxo, que mede os anticorpos contra linfócitos paternos no sangue da mãe, tem por objetivo diagnosticar a aloimunidade, que significa imunidade a outro indivíduo. Isso acontece quando o casal tem semelhanças genéticas, e o corpo da mulher não reconhece a gravidez e interpreta o embrião como um defeito e o rejeita.

Dosagem de fator anti-núcleo (FAN)

Este exame é essencial para prevenir a ocorrência do fator anti-nuclear. Esse acontece quando os próprios anticorpos do organismo impedem que a gestação continue. Os anticorpos da mãe acabam atacando o embrião, causando inflamação da placenta e aborto do embrião.