05 pequenas demonstrações de amor para o seu filho mais velho

05 pequenas demonstrações de amor para o seu filho mais velho

Compartilhar

A chegada do bebe é sempre um momento importante na vida do casal e de toda a família. O primeiro bebe é sempre muito celebrado e vem cheio de cuidados e precauções. Logo a vida dos pais vai se transformar com a sua chegada, e ele se tornará o rei, o dono da casa. Como os pais são marinheiros de primeira viagem e sem experiência na criação dos filhos, o primogênito sempre recebe muita atenção e muitos cuidados.

Já a chegada do segundo filho é recebida de forma muito mais relaxada do que o do primeiro filho. Agora os pais já sabem como cuidar do bebe, o que é importante e o que é excesso de zelo desnecessário. Entretanto, a exclusividade do primeiro filho, do reizinho da casa é quebrada com a chegada do novo irmão ou irmã. E, claro, a criança sente muito isso.

Antes ela era o centro de toda a atenção, tendo os pais 24 horas por dia exclusivamente para ela, e agora precisa aprender a dividir não somente os pais como o quarto, os brinquedos e as brincadeiras. Nesse processo, muitos pais acabam se perdendo e dedicando sua atenção apenas para o novo bebe, deixando o filho primogênito um pouco de lado. Com isso surge o sentimento de ciúmes, de que o primeiro não é mais amado e importante para a família. Por isso, é essencial demonstrar para o seu filho mais velho que ele ainda é amado como sempre, mas que tem que aprender a dividir.

 Sugestões para demonstrar amor para o filho mais velho

Ainda antes da chegada do caçula, os pais devem esclarecer o papel e a importância de cada irmão na família. Você pode pedir ajuda ao primogênito para preparar essa espera pelo o irmão que está a caminho. Depois que a família estiver “aumentada”, caso os irmãos mais velhos se sintam um pouco abandonados por conta das necessidades do caçula, experimente colocar algumas das ideias em prática:

Faça um passeio só com ele

Proponha atividades individuais para cada filho. Tente passar um tempo dedicado apenas ao filho mais velho, fazendo passeios que ele goste, como um assistir um desenho novo no cinema. Neste período, de atenção completa ao primogênito e não ao caçula.

Conceda permissões especiais

Aproveite a diferença de idade para explicar ao filho mais velho que ele está crescendo e que já pode ter certa autonomia e permissões extras. Deixe ele fazer suas próprias escolhas, como o que comer ou as roupas que vai usar na próxima semana. De um pouco de autonomia ao seu filho mais velho.

Peça para ele te ensinar algo

Mostre que você, apesar de adulto, tem muito ainda a aprender e que é vulnerável. Peça ao seu filho mais velho para te ensinar algo, e demonstre genuíno interesse. Pode ser desde um jogo novo no videogame até aprender aquela função especifica no celular.

Laço de confiança

Comece a elogiar mais o seu filho mais velho por atitudes responsáveis que ele tenha, como arrumar a própria cama ou os brinquedos. Conte algum segredo para que ele se sinta especial, ou peca ajuda em algum cuidado especifico com o filho caçula.  Desta maneira, o primogênito vai perceber que tem um vínculo de confiança muito forte com os pais.

Faca acordos e ofereça recompensas

Aproveite a chegada do caçula para dar mais autonomia e responsabilidade ao filho mais velho. De a ele algumas responsabilidades especificas, mas também saiba oferecer recompensas. Um exemplo é acordar com ele para arrumar a cama todo dia, em troca de poder ficar acordado até um pouco mais tarde do que o caçula.