06 Formas de usar o Bicarbonato de Sódio

06 Formas de usar o Bicarbonato de Sódio

Compartilhar

O bicarbonato de sódio é um item básico que você sempre tem que ter em casa. Com certeza você já viu todo tipo de receita de limpeza com ele, mas será que você conhece todos os maravilhosos usos desse pozinho versátil?  O bicarbonato de sódio é uma substância extremamente barata e fácil de encontrar, e contém propriedades fabulosas que nos permitem utilizá-la de inúmeras formas em nosso dia a dia.

Para a parte da química, ele é um mineral branco ou transparente, chamado um natrão. Ele nada mais é que um mineral de carbonato hidratado de sódio, com os elementos hidrogênio, oxigênio, sódio e carbono (NaHCO₃). Mas, o que você precisa saber mesmo é como usar o bicarbonato de sódio no seu dia a dia!

1 – Antifúngico 

Ele é ótimo alcalinizante aumentando o pH, permitindo a oxigenação e combatendo o crescimento de fungos e leveduras, podendo ser usado para limpar qualquer tipo de objeto ou superficies. Voce ainda pode limpar o mofo e fungos da parede com uma solucao de bicarbonato de sódio e agua.

2 – Esfoliante Natural 

Faça uma pasta com três partes de bicarbonato para uma parte de agua. A intenção é que não fique liquida, e sim na consistência de creme ou pasta. Basta usar essa mistura como esfoliante, tanto para o rosto quanto para o corpo. Lembrando que a esfoliação da pele não deve ser feita mais do três vezes na semana.

3 – Alívio para as queimaduras de sol 

Adicione ½ xícara de bicarbonato de sódio em uma banheira de água morna. Permaneça alguns minutos mergulhado na banheira. Quando sair, não se enxugue. Deixe a pele secar naturalmente. Você também pode usar uma compressa fria de bicarbonato de sódio com água, diretamente em queimaduras solares localizadas.

4 – Limpador Multi-uso 

o bicarbonato de sódio pode ser usado como um abrasivo suave para a limpeza geral da casa. Para balcões de cozinha engordurados, utilize o bicarbonato com água. Misture 2 colheres de sopa para 500 ml de água, e coloque em um recipiente com spray. Pode acrescentar também umas gotinhas de limão para dar um cheirinho mais agradável. O bicarbonato também é eficaz para limpar banheiras e torneiras de metal.

5 – Retirar manchas nas roupas

faça uma mistura de bicarbonato de sódio com peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e aplique sobre a mancha e deixe a roupa de molho por algumas horas. Depois é só lavar e ver que a mancha saiu. Essa dica é ótima para aquelas temidas manchas amareladas na axila de camisas.

6 – Shampoo de Limpeza Profunda

Remova a oleosidade excessiva dos seus fios com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em 200ml de agua. Esfregue no couro cabeludo durante o banho. Ele também funciona como uma espécie de shampoo a seco. Basta polvilhar (de leve) o produto na raiz dos fios para uma limpeza rápida e sem agua. Cuidado, pois, o excesso de produto pode deixar seu cabelo branco e pesado.