10 dicas para aumentar a sua disposição

10 dicas para aumentar a sua disposição

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Todos teremos em algum momento da vida uma falta de disposição para realizar qualquer tarefa, mesmo aquelas que antigamente eram prazerosas.

A falta de disposição pode ser um alarme para problemas mais sérios como desanimo e depressão e traz consigo uma carreta de sintomas péssimos para a nossa saúde, como baixa autoestima, insônia, redução da libido e irritabilidade.

Este cansaço constante, falta de ânimo e disposição são em geral sinais da falta de serotonina no nosso organismo.

Para aqueles que não sabem, a serotonina é um neurotransmissor que influencia o nosso comportamento e influencia as nossas funções psicológicas e físicas.

Apesar de fundamental para o funcionamento perfeito do nosso organismo, ela não foi sintetizada em forma de medicamento, mas há uma série de dicas simples e rápidas que você pode adotar para aumentar a serotonina e levar uma vida mais plena e feliz!

Banhos de sol: Exposição regular a luz solar estimula a produção de vitamina D que aumenta naturalmente os níveis de serotonina. De preferência a horários onde a incidência de raios solares é menor, como antes das 09:00 e depois das 15:00 e esteja sempre protegido com protetor solar (principalmente no rosto).

Se exercite: Exercícios físicos estimulam a produção de neurotransmissores como endorfina, dopamina e a própria serotonina, aumentando aquela sensação de bem estar.

Consuma chocolate: Que o chocolate traz felicidade todos nós já sabemos, mas é graças aos altos níveis de tripofano e tirosina que auxiliam na formação dos neurotransmissores. Para não comprometer a dieta, prefira aqueles com alta concentração de cacau como os amargos de 70% cacau que são ricos em antioxidantes. Evite chocolate branco que é basicamente formado por gordura.

Opte por alimentos integrais: Os carboidratos integrais são os chamados carboidratos complexos, que são absorvidos muito mais lentamente pelo nosso organismo, equilibrando os níveis de açúcar. De preferência a arroz e massas integrais e tubérculos como o inhame e a batata doce.

Prefira peixes oleosos: O salmão, sardinha e atum são exemplos dos peixes oleosos ricos em Ômega 3 e 6 que auxiliam a mutação do tripofano em serotonina.

Aposte nas sementes oleaginosas: Linhaça, castanha, nozes, amêndoas e avelas além de deliciosas são ricas em óleos vegetais naturais que regulam os neurotransmissores.

Mude para o trigo sarraceno: Riquíssimo em vitaminas do complexo B, esta espécie de trigo apesar de desconhecida no Brasil contem altos níveis de tripofano que sintetizado pelo organismo vira serotonina.

Invista no suplemento 5-HTP: Outro desconhecido da maioria, os suplementos feitos com base na planta Griffonia Simplicifonia conhecidos como 5-HTP são convertidos diretamente pelo nosso organismo em serotonina.

Frequente o massagista: Massagens além de serem deliciosamente relaxantes ainda reduzem o cortisol, hormônio diretamente ligado ao stress.

Exercite a paciência: Tente levar uma vida mais leve, com menos stress exercitando a sua paciência! Sim, a dica pode parecer um pouco estranha, mas o stress vai minando as reservas de serotonina no nosso corpo.

Depois destas dicas incríveis com pequenas mudanças de hábitos já podemos dar um adeus ao baixo astral.

Caso o sentimento de tristeza e desanimo continuem, o mais sensato é procurar um médico especialista.