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10 dicas práticas para quem não gosta de verduras passar a incluí-las na alimentação

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Ninguém tem dúvidas que os legumes e verduras não essenciais não somente para manter uma alimentação e dieta saudáveis e perder peso, mas também para a saúde. Elas são riquíssimas em uma serie de vitaminas, minerais e nutrientes e muitas vezes são a única opção para obtê-los por meio da alimentação.

Entretanto, muitas pessoas ainda tem uma verdadeira resistência, ou até dificuldade de incluir esse tipo de alimentos na sua alimentação diária. Pode ser por simplesmente não gostar, ou ainda por falta de criatividade. A verdade é que, independente de gosto pessoal, é essencial consumir legumes e verduras no dia a dia.

Se você faz parte desse grupo que torce o nariz para algo “verde” e natural, mas que tem plena consciência de sua importância, daremos 10 dicas práticas e simples de como incluir mais saúde na sua alimentação, variando da tradicional e monótona salada.

 

Dicas práticas para comer mais legumes e verduras

  1. Incremente aquela omelete ou ovo mexido do café da manhã com verduras como o tomate, brócolis, milho e espinafre. Além de consumir estes alimentos saudáveis essa é uma ótima opção para sair da monotonia da salada no almoço.
  2. Se você já tentou os famosos sucos verdes ou suco Detox e infelizmente não curtiu, tente uma versão mais leve da bebida, adicionando agua de coco ao preparo. A agua de coco é refrescante e também ajuda no efeito Detox, a limpar o organismo. Para tanto, basta bater 02 copos de agua de coco + 2 folhas de couve sem o talo + suco de 3 laranjas + 2 xícaras (chá) de morangos.
  3. Que tal renovar a tradicional panqueca com um pouco de abobra em sua massa? Além da cor vibrante, o sabor diferenciado e mais acentuado vai te conquistar.
  4. Transforme a suas saladas com o acréscimo de frutas e molhos diferentes. Algumas ideias são acrescentar laranja, manga, romã ou mirtilos. Já nos molhos, aposte em misturas de ervas, azeite de oliva e limão para um toque cítrico refrescante.
  5. Sopas podem ser consumidas quentes ou frias e podem garantir uma excelente combinação de diversos legumes, caso a textura dos alimentos seja um fator de rejeição às opções.
  6. Faca tiras de cenoura, aipo ou pepino como lanchinho da tarde, com molhos como coalhada seca ou húmus.
  7. Outra opção para o lanche saudável é fazer chips de vegetais. Algumas opções são a batata doce, o inhame, abobora, vagem ou ainda frutas como o abacaxi e a maca.
  8. Transforme a preparação de massas deixando-as mais leve com um pouco de cenouras ou abobrinhas raladas. Outra opção que além de saudável é deliciosa é apostar na lasanha de berinjela ou abobrinha.
  9. Troque o tradicional e não tão saudável purê de batata por outros vegetais. Teste a batata doce, batata baroa ou mandioquinha, o inhame, abobora ou beterraba para sair da rotina.
  10. Aprenda a fazer um arroz falso de couve flor, mais saudável e com menos carboidratos.