10 Erros de maquiagem que envelhecem

10 Erros de maquiagem que envelhecem

Compartilhar

A maquiagem deixou de ser apenas uma forma de corrigir imperfeições no rosto para virar uma verdadeira forma de expressão. Através da maquiagem é possível transformar completamente o seu rosto. Com as técnicas de contorno e iluminação, por exemplo, é possível afinar ou alargar determinadas feições faciais.

Entretanto, se utilizada errado, a maquiagem pode ser um verdadeiro vilão e estregar o seu look. Um dos piores erros que podem ser cometidos com a maquiagem é acabar adicionando anos a aparência, resultando naquele look envelhecido e antiquado. Por isso temos 10 dicas práticas de erros que, se cometidos, acabam causando esse efeito de anos a mais na maquiagem.

Base em tom mais claro que o rosto: Uma das grandes dificuldades da maquiagem de pele é achar o tom correto da base. A base clara acaba deixando o rosto com aquela aparência de fantasma, deixando as feições faciais menos destacadas, principalmente as bochechas. Se a sua base está em um tom mais claro, você pode corrigir com contorno mais escuro.

Batom muito escuro: especialmente os batons mais foscos e de tonalidades muito escuras porque fazem os lábios parecerem muito mais finos do que quando com tons claros ou brilhantes.

Exagerar no Rímel: O rímel, ou máscara de cílios é um dos grandes segredos para deixar os olhos mais destacados, com aquele aspecto de acordados. Entretanto, aplicar rímel em excesso, deixando aquele aspecto de pata de aranha dos cílios todos juntos acaba criando o efeito contrário, pesando a região dos olhos.

Excesso de pó bronzeador: exagerar no efeito ‘cara boa’ aplicando pó bronzeador em excesso pode somar anos, especialmente se eu tiver tons de laranja (o resultado vai parecer efeito de uma cabine de bronzeamento).

Olhos e lábios marcados: A dica de somente destacar uma das áreas do rosto (olhos ou lábios) é bastante válida. Ou seja, se você caprichou na maquiagem dos olhos, escolha um batom nudes ou de tom similar ao da sua boca. O mesmo vale no dia que você arrasar com aquele batom forte. Prefira deixar a maquiagem dos olhos neutros. O uso simultâneo de maquiagem nos olhos e boca marcados remete a maquiagem dos anos 80 e 90, deixando o look datado.

Exagerar no iluminador: O iluminador é um dos grandes responsáveis por transformar aquela maquiagem básica em uma maquiagem digna de Instagram. Mesmo assim, muitas mulheres não sabem usá-lo de maneira correta. O iluminador, aplicado com delicadeza nas têmporas, nariz e arco do cupido deixa a pele com aquele glow bonito de pele saudável e descansada. Já o excesso do iluminador deixa o rosto com aspecto metálico e oleoso, principalmente na zona T.

Sombras muito claras e brilhantes: Aposente aquela sombra azul ou rosa cintilante. Além de remeter aos anos 80, as sombras metalizadas acabam acentuando as linhas e rugas ao redor dos olhos. Aposte em tons neutros e de preferência mate ou com pouco brilho, que tendem a acumular menos nas linhas da pálpebra e olheiras.

Meio-delineado: Aposte no delineado completo na pálpebra. Se o seu receio é deixar o visual muito pesado, faça um delineado fino e em tom marrom para variar do preto marcante. A técnica do meio-delineado deve ser restrita apenas quando a sombra aplicada for de tom semelhante ao delineador.

Lápis preto na linha d’agua: Outro erro que até poucos anos atrás era muito comum, o uso de apenas lápis preto na parte interior dos olhos acaba deixando os olhos com a aparência cansada, além de diminui-los. Por isso, o truque é usar um lápis de olho bege, que deixara os olhos mais abertos com aspecto de descansado.

Sobrancelha muito fina: A moda atual é apostar no preenchimento das sobrancelhas. Entretanto, cuidado para não exagerar. Se a sua sobrancelha é fina e falhada, use um lápis de sobrancelha ou sombra especifica. Por isso, corrija as suas sobrancelhas de maneira suave para balancear o rosto.