20 Alimentos essenciais para ter unhas fortes

20 Alimentos essenciais para ter unhas fortes

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Muitas mulheres se queixam de unhas fracas e quebradiças. Na busca por unhas bonitas e fortes, elas acabam gastando verdadeiras fortunas em produtos e manicures, quando a real causa e tratamento do problema consiste numa boa alimentação.

A grande verdade é que a alimentação é a chave para um organismo mais saudável. E corpo saudável é sinônimo de corpo forte, cabelos e unhas fortes e bonitos. Por isso, antes de investir em tratamentos e produtos, que tal avaliar a sua alimentação? Como está a sua dieta? Será que você está consumindo a quantidade ideal de vitaminas, proteínas e minerais? Para te ajudar nessa tarefa, vamos desvendar os 20 melhores alimentos para manter as unhas bonitas e fortes.

Nutrientes essenciais para unhas fortes

Proteína e Cálcio

  1. Carnes magras;

    2. Ovos;

    3. Leite integral e seus derivados

As vitaminas do Complexo B são especialmente benéficas para a saúde das unhas. Elas são as responsáveis pelo metabolismo da proteína no corpo e fazem com que as unhas se tornem mais fortes e não quebrem com facilidade. Esse tipo de vitamina está presente principalmente nos alimentos abaixo.

  1. Banana;

    5. Couve-flor;

    6. Nozes e oleaginosas

    7. Brócolis;

    8. Aveia e outros graes integrais;

    9. Feijão e leguminosas, como grão de bico e lentilha.

Já a Vitamina A é a grande responsável pela renovação celular. Para as unhas, é ela que estimula o crescimento das unhas. A vitamina A pode ser encontrada em alimentos como:

  1. Cenoura e legumes com betacaroteno como a beterraba;

    11. Mamão;

    12. Tomate;

    13. Manga;

    14. Abóbora.

A Vitamina C é o mais poderoso antioxidante que pode ser obtido por meio da alimentação. Ela é importante para a hidratação e crescimento das unhas, por ser essencial para a síntese do colágeno, sustância basilar das unhas. As principais fontes de vitamina C são as frutas cítricas como:

  1. Laranja;

    16. Kiwi;

    17. Limão.

Já a Vitamina E promove um efeito detox no organismo por eliminar os radicais livres que causam o envelhecimento precoce dos tecidos do organismo, como pele e unhas. Ela ainda auxilia no transporte do oxigênio entre as células de todo o corpo, promovendo o fortalecimento e crescimento saudáveis das unhas e cabelos.

  1. Folhas verdes escuras, como a couve e o agrião;

    19. Óleos vegetais, com o óleo de coco e de Oliva;

    20. Nozes, castanha e outras oleaginosas.