4 Dicas para estimular a produção do leite materno

4 Dicas para estimular a produção do leite materno

Compartilhar

Não restam dúvidas de que o leite materno é um alimento completo para o bebe. A recomendação da OMS – Organização Mundial de Saúde é o aleitamento materno exclusivo pelos primeiros 06 meses de vida do bebe. Apenas após esse período inicial, onde o sistema imunológico e digestivo do bebe está em construção, é que outros alimentos devem ser introduzidos.

A amamentação em livre demanda (sem regras de horários e quantidade mínima ou máxima de mamadas) é recomendada, porque permite que o peito esteja em constante estímulo, entenda a real necessidade do bebê e produza quantidade suficiente para supri-la. Coloque-o no peito quando quiser e durante o tempo que desejar.

Entretanto, para minhas muitas mamães o ato de amamentar é uma verdadeira dificuldade. Seja pela impossibilidade concreta devido a alguma complicação, ou até devido a baixa produção de leite materno, muitas mães acabam por não conseguir amamentar os seus bebes e acabam se achando menos mães por conta disso.

Primeiros devemos desmistificar o aleitamento materno. Por mais que seja algo natural, nenhuma mãe deve se sentir na obrigação de amamentar o seu bebe, tampouco frustrada quando isso for impossível. Se você está lidando com esse dilema agora, fique tranquila que temos 04 dicas incríveis para estimular a produção do leite materno.

Como estimular a produção de leite?

Bomba de Leite

Muito utilizada por mães que passam longos períodos longe do seu bebe e que querem continuar o aleitamento ao invés de recorrer a formula infantil, o uso da bomba de leite é uma das melhores formas de estimular a produção do leite. Isso porque o estimulo gerado pela sucção da bomba atua diretamente nas glândulas responsáveis pela excreção do leite. Funciona dessa amaneira: quando mais o bebe suga o peito, mais as glândulas produzem leite.

A bomba segue a mesma lógica, quando mais os seios forem estimulados, mais leite vai ser produzido. Hoje existem uma infinidade de modelos de bombas de leite, desde as antigas bombas mecânicas até as bombas elétricas, que facilitam esse procedimento de retirada e estimulação da produção de leite.

Automassagem nos seios

Fazer uma massagem nas mamas é outra ótima forma de estimular a produção do leite. Assim como a sucção da bomba de leite, a massagem estimula os ductos lácteos a se contraírem e impulsionarem o leite. O momento do banho é o ideal para fazer uma massagem leve e delicada nos seios. Comece na base dos seios para fora, com movimentos circulares leves. Para facilitar a massagem você pode usar algum hidratante ou óleo, lembrando se escolher algum produto seguro para o uso nos seios.

Relaxe!

Procure não ficar nervosa e dormir bem. Não se cobre tanto. Com tanto gasto de energia que começou na gravidez e culminou com o parto, o descanso é fundamental. Além disso, quem amamenta precisa relaxar, por isso escolha um lugar calmo e relaxado para amamentar o seu bebe, aproveite esse momento para construir um vínculo entre a mamãe e o bebe, sem interferências externas, barulhos e sons altos.

Se alimente bem

Essencial para qualquer fase da vida, uma boa alimentação é essencial não apenas durante a gravidez, mas também no pós parto. Isso porque alimentos cheios de cálcio e minerais como ferro e fosforo ajudam a produzir mais leite. Além disso é essencial manter o organismo hidratado, consumindo no mínimo 3 litros de agua por dia.