4 Receitas incríveis de esfoliantes naturais para cada tipo de pele

4 Receitas incríveis de esfoliantes naturais para cada tipo de pele

Compartilhar

O cuidado da pele deve ser uma constante na vida de qualquer pessoa. A saúde da pele, na juventude, é que vai determinar o envelhecimento dessa pele, se ela vai ter muitas rugas, linhas finas ou se vai apresentar muita flacidez. Entretanto, muitos mitos acerca dos cuidados com a pele são criados, fazendo com que relegamos a segundo plano a saúde da pele.

O principal deles é que pele oleosa não precisa de hidratante. Muitos acreditam que, por a pele oleosa produzir, naturalmente uma grande quantidade de sebo, o hidratante acabaria ocluindo mais ainda essa pele, causando acne. A verdade é que a hidratação é o principal fator para determinar a saúde e beleza da sua pele.

Pele bem hidratada é macia, elástica e suporta bem as agressões do dia a dia. Ao passo que peles oleosas devem sim hidratar, para aqueles com pele seca, a hidratação é uma necessidade real. O importante é conhecer o seu tipo de pele e consultar um dermatologista que irá te indicar os melhores produtos e práticas para cuidar da saúde e beleza da sua pele.

Entretanto, muitas vezes a falta de tempo, ou até a falta de dinheiro para se consultar com um profissional especializado faz com que muitas pessoas usem cosméticos sem recomendação medica, que acabam não sendo apropriados para o seu tipo de pele. Outro fator é o alto custo dos cosméticos disponíveis no mercado.

Mais um dos mitos acerca dos cuidados e que gera muitas dúvidas é sobre a esfoliação. Muitos acham que o esfoliante vai acabar machucando a pele, por não saberem a sua real função. O esfoliante tem por finalidade retirar o excesso de células mortas que se depositam na camada mais externa da pele. Essa camada morta muitas vezes impede a ação de cremes e hidratantes, por criar uma barreira que impede que esses produtos ajam na pele.

Se você nunca usou esfoliantes e principalmente não tem nenhum produto desse tipo, fique tranquila. Iremos ensinar 4 receitas incríveis de esfoliantes naturais, que podem ser feitas em casa com ingredientes simples e baratos. É só escolher a receita que mais se adequa a seu tipo de pele e voilá. Pele bonita, sem quebrar o banco.

Receitas de esfoliantes caseiros

  1. Esfoliante de banana e açúcar mascavo – Peles Oleosas

A banana é super hidratante por conta de seus lipídeos e rica em vitaminas, aminoácidos e potássio, propriedades que beneficiam tanto nossa saúde, quanto a beleza da pele. Como não contém óleo, a receita pode ser usada em peles oleosas.

  1. Esfoliante de mel e açúcar refinado – Peles oleosas e com acne

O mel é um excelente ingrediente não apenas para a sua saúde, mas também para a sua beleza. Ele é um poderoso anti-inflamatório e anti bactericida, sendo ótimo para peles com acne, reduzindo a vermelhidão e acalmando a pele. O mel ainda é um poderoso hidratante que trazem umectação natural da pele. Apesar de ser viscoso, o mel não deixa resquícios na pele, sendo indicado para peles oleosas e com acne.

  1. Esfoliante de óleo de coco, café e açúcar – Peles secas

O óleo de coco é um poderoso hidratante e seus antioxidantes são grandes aliados para suavização de linhas de expressão e rugas. Além disso, é uma excelente base para fazer sua esfoliação corporal. Rico em vitamina E e ácidos graxos, é um poderoso hidratante antienvelhecimento. Por isso, a receita é boa para peles ressecadas.

  1. Esfoliante de bicarbonato de sódio, abóbora e mel – Pele sensível ou com acne

Estudos científicos descrevem que o mel é capaz de combater cerca de 60 espécies de bactérias, algumas espécies de fungos e até mesmo vírus. Por isso, ele é um ótimo aliado também para o tratamento de espinhas na pele. A abóbora é rica em betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A. Por isso, a receita é indicada para peles com acnes ou sinais aparentes de irritação.