6 Benefícios comprovados pela ciência que a presença da doula traz ao...

6 Benefícios comprovados pela ciência que a presença da doula traz ao parto

Compartilhar

O movimento de humanização do parto e contra a violência obstétrica tem ganhado bastante atenção das mães e da mídia nos últimos anos. Hoje, cerca de 85% dos partos realizados no Brasil são cesarianas. É claro que há diversos fatores para apoiar essa estatística, com dificuldades na hora do parto, problemas com o posicionamento do bebe, tamanho da mãe e por aí vai.

Entretanto, por questões de segurança e certeza, a maioria das mães opta pelo parto cesariano. Dessa forma, elas conseguem saber exatamente a data que o bebe nasce, assim como ter o acompanhamento do seu médico durante a gravidez, também no momento do parto, o que pode ser impossível nos casos de urgências de parto normal.

Há outras que estão preferindo ter os seus bebes em casa ou clinicas especializados no parto humanizado. Esse método é uma verdadeira volta no tempo, onde as mulheres se reuniam para trazer uma criança ao mundo, sem o uso da tecnologia medica como anestesia, mas cercado de muito amor e carinho. É muito comum ver mães que preferiram ter os seus filhos no conforto de casa, quer seja com parto na agua ou apenas ter os seus familiares nesse momento especial.

Por isso a figura da doula tem ganhado muita atenção. Muitos confundem a doula como uma espécie de parteira ou obstetra. A doula é, na verdade, uma profissional que acompanha a mãe não apenas no parto, mas também na gravidez, oferecendo principalmente apoio emocional. A doula é aquela amiga querida, instruída, que fala que vai ser tudo tranquilo e que tudo vai dar certo, amparando a futura mamãe e ajudando a cuidar do bebe.

Benefícios da doula na hora do parto

Não é só uma crença feminina, de acolhimento, segurança e experiência para esse momento tão importante. Estudos científicos comprovam os benefícios de estar acompanhada por uma doula durante o trabalho de parto são maiores do que aqueles obtidos quando o suporte é de um profissional de obstetrícia, familiar ou amigo.

Esse apoio emocional que a doula oferece durante a gravidez e o parto foi alvo de 21 estudos, com mais de 15 mil mulheres em todo o mundo. Os resultados sem impressionantes e, independentemente do método de parto que você escolher, quer humanizado, quer obstétrico, a doula pode ser a sua melhor amiga nesse momento difícil de muita adaptação.

  1. Aumento de 8% no número de partos naturais espontâneos, por mães que eram acompanhadas por doulas.
  1. Redução de 10% na necessidade de analgesia ou anestesia de qualquer tipo e de 7% no uso de analgesia ou anestesia regional (raquidiana ou peridural).
  1. Redução de 31% no número de mulheres com sentimentos negativos sobre a experiência de parto e com depressão pós-parto.
  1. Menos 10% partos com auxílio de fórceps ou extratores a vácuo.
  1. Redução de 21% no número de cesárias emergenciais.
  1. Redução de 30% no número de bebês com Apgar baixo;