6 pequenas mudanças no seu quarto para dormir melhor

6 pequenas mudanças no seu quarto para dormir melhor

Compartilhar

Se você sofre com insônia e já tentou todas as dicas e técnicas para dormir melhor, ou se apenas deseja relaxar depois de um dia corrido, alguns pequenos detalhes e mudanças no seu ambiente podem sim auxiliar o seu descanso. Muitas vezes não percebemos, mas estes pequenos fatores somados podem sim interferir na quantidade e qualidade do nosso sono.  Faca pequenas mudanças como o material dos lençóis até a cor das paredes e faca do seu quarto um oásis de descanso e relaxamento.

Escolha cores neutras

Por mais que você adore tons mais quentes e que fiquem lindos na decoração, não escolha aquele pink ou roxo da última moda para o seu quarto. Segundo a Fundação Nacional do Sono, nos Estados Unidos, as cores que facilitam o relaxamento são os tons neutros de azul ou cinza. Diversos estudos conectam a qualidade e quantidade de sono de pessoas que dormem em ambientes neutros em relação aqueles com quartos megacoloridos. A explicação por mais óbvia que seja, muitas vezes passa despercebido. Os tons neutros em especial de azul reduzem a frequência cardíaca e a pressão arterial, facilitando o descanso.

Luz Baixa

A luz alta, quer seja de fonte direta, da TV ou até do celular são péssimas para uma boa noite de sono. A luz alta, principalmente em tons azulados como o caso dos dispositivos moveis dificulta o sono. Ou seja, na hora de dormir, largue o celular entre 30-60 minutos antes de ir para a cama. Opte por uma fonte de luz indireta quente, como um abajour ou uma vela para iluminar o quarto de maneira discreta.

Cortinas e Blackouts

Muitas pessoas tem intolerância a luz externa na hora de dormir, o que atrapalha bastante a qualidade do sono. Invista em cortinas adequadas, do estilo blackout para bloqueio de qualquer raio de luz ou até cortinas mais finas e leves caso deseje apenas uma escuridão parcial.

Novos Lençóis

Roupa de cama de material sintético são uma péssima ideia. Além de ter em sua composição fibras de materiais desconhecidos que podem causar irritação na sua pele, os lençóis de poliéster superaquecem a sua cama, dificultando mais ainda o sono. Opte por tecidos com composição 100% natural, como é o caso do Percal de algodão, com grande gramatura (acima de 200 fios) para lençóis confortáveis

Troque o seu alarme

Não há nada mais irritante do que o tic-tac do relógio até o sono chegar. Esse barulhinho q eu para alguns é imperceptível, para outros é uma verdadeira tortura. Caso o seu aparelho faca barulho, considere mudar para um alarme silencioso ou até reposiciona-lo para longe da cama.

Renove o Travesseiro

O travesseiro é sem dúvida o acessório essencial na hora do sono, tanto que algumas pessoas só conseguem dormir com os seus respectivos travesseiros. A posição errada do corpo além de ser desconfortável para um sono relaxante, ainda causa uma série de problemas de coluna no futuro. Outro fator para se atentar em relação ao seu antigo e fiel travesseiro é quanto a validade e a higiene. Depois de muito tempo de uso, eles perdem a sua firmeza fazendo com que o apoio da cervical seja comprometido. A higiene também é fundamental para manter um ambiente livre de ácaros, fungos e germes.