7 hábitos essenciais para levar uma vida mais leve e saudável

7 hábitos essenciais para levar uma vida mais leve e saudável

Compartilhar

Você provavelmente já está cansado de saber a importância de adotar um estilo de vida mais saudável, de viver a vida mais leve. E não, isso não se refere apenas a seguir uma dieta regrada somente a saladas e frutas e sim viver de bem consigo mesmo. Além da melhor direta na saúde, o seu organismo vai te agradecer muito no futuro.

A melhor forma de prevenção das doenças em idade avançada é adotar hábitos de vida mais saudáveis desde já. Você vai notar a diferença em todos os aspectos da sua vida. A sua mente vai agradecer muito e você terá mais qualidade de vida. Se você ainda tem dúvidas sobre como levar uma vida mais leve e simples, ou até acha que estes hábitos são muito difíceis de incorporar, vamos te dar dicas fáceis de seguir para viver melhor.

  1. Boa Alimentação

Não é nenhum segredo que a base de uma vida saudável é levar uma boa alimentação. Uma dieta rica em frutas, vegetais, cerais integrais e carnes magras vai garantir a quantidade ideal de nutrientes, vitaminas e minerais para o seu corpo funcionar bem. Evite os carboidratos, ou prefira os mais complexos, que demoram mais a serem digeridos.

Reduza a quantidade de alimentos industrializados, frituras, doces artificiais e alimentos com muito sódio. Hábitos saudáveis não devem ser adotados apenas por aqueles que querem emagrecer, mas por todos que buscam uma vida mais saudável.

  1. Mexa-se

A pratica de exercícios regulares é outro segredo de uma vida saudável. Se você é sedentário, comece com caminhadas leves de 2 a 3x na semana, aumentando a frequência e a duração conforme o seu corpo for se adaptando. Os exercícios ajudam não somente a perder peso, como também revigoram o corpo, melhoram a circulação e evitam uma série de doenças em especial as cardiovasculares.

  1. Se hidrate

O corpo humano é formado por aproximadamente 75% de agua, então não é nenhuma surpresa que devemos ingerir bastante agua ao longo do dia para manter o equilíbrio e o bom funcionamento. A recomendação medica é a ingestão de pelo menos 2 a 3 litros de agua pura por dia.

  1. Evite o Stress

Hoje em dia o stress e a ansiedade são apontados como grandes causadores de doenças. O estresse é uma alteração do organismo em resposta a estímulos internos ou externos.

  1. Se divirta

Outro segredo de uma vida mais leve é dar muitas risadas. Fique rodeado de amigos e família, faca atividades agradáveis como um passeio no parque, um filme diferente ou um restaurante novo. Mude um pouco a sua rotina e experimente coisas novas!

  1. Durma bem e descanse

Uma noite de sono não é somente revigorante, como é essencial. O nosso organismo necessita em média de 6 a 9 horas de sono por dia para se recuperar do dia anterior e se preparar para o próximo. Um boa noite dormida repõe as energias para as atividades do dia seguinte. Outra dica é descansar ao longo do dia. Sabe a famosa siesta espanhola depois do almoço? Ela é ótima para a saúde e ajuda o corpo a descansar e se livrar do stress.

  1. Cuidado com a Postura

Uma postura adequada ao longo do dia é essencial para evitar dores na coluna e pescoço e evitar problemas de saúde futuros. Boa parte do dia passamos sentados na cadeira do escritório, então procure uma boa cadeira ergonômica e fique atento a dicas como a altura da cadeira com o chão, a posição do pescoço e das mãos. Se tiver dúvidas, procure um ortopedista ou fisioterapeuta, eles saberão te indicar a melhor posição ergonômica.