8 Atividades físicas de baixo impacto para os joelhos

8 Atividades físicas de baixo impacto para os joelhos

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Muita gente sofre de problemas nos joelhos e, portanto, acabam não realizando nenhum exercício físico. Para essas pessoas, o simples andar ou correr pode significar muita dor e desconforto. Entretanto, ignorar a pratica de qualquer atividade física é um dos grandes erros cometidos, pois a região afetada pela dor deve ser, de alguma forma fortalecida.

Por isso é essencial visitar um profissional especializado que vai te indicar o melhor tratamento e atividade física. Se você sofre de algum mal no joelho e precisa se manter ativo, seja por questão de saúde ou para perder uns quilinhos, conheça 8 atividades físicas de baixo impacto indica

Exercícios de baixo impacto para quem tem dor no joelho

Caminhada

A atividade física mais simples de todas, a caminhada, é uma ótima opção para quem tem dores nos joelhos. Ela tem custo zero, pode ser feita em qualquer lugar e qualquer horário, a caminhada ajuda a emagrecer melhorando a capacidade cardiorrespiratória. O segredo aqui é o calcado correto, de acordo a sua pisada e necessidade.

Ciclismo

Outra ótima opção para quem deseja entra em forma sem danificar os joelhos, o ciclismo surge como uma das atividades mais indicadas para perder peso sem sobrecarregar os joelhos. Você pode utilizar uma bicicleta ergométrica na academia ou ainda pedalar ao ar livre.

Remo

Um exercício completo, o remo exercita os braços, pernas, ombros, abdome e costas sem impacto nas articulações e nos joelhos. Por elevar a frequência cardíaca, o remo é uma ótima opção para emagrecer e melhorar o seu condicionamento físico.

Ioga

A base da Ioga é a respiração através de posturas que vão ao mesmo tempo alinhar a sua postura, relaxando os músculos e definindo o corpo, de uma forma leve e delicada. Diversos são os tipos de Ioga, então, de início, escolha algo mais leve e parado até que os seus músculos se acostumem aquela nova atividade física.

Pilates

Semelhante a Ioga, o Pilates fortalece o corpo como um todo, trabalhando a respiração e melhorando a flexibilidade. O Pilates ainda é excelente para melhora da postura e consciência corporal, evitando dores na coluna lombar e cervical.

Tai Chi

A atividade conhecida como “meditação em movimento” não tem impacto sobre as articulações e, além de melhorar postura e flexibilidade, pode ser realizada por pessoas de todas as idades e condições físicas.

Natação

Tida como um dos esportes mais completos por trabalhar o corpo como um todo, a natação é uma excelente opção para quem tem problemas no joelho. Por ser realizado na agua, o impacto ao corpo é quase nulo. Na natação você consegue queimar até 500 calorias por hora, além de melhorar a respiração e capacidade cardiorrespiratória.

Hidroginástica

A queridinha de pessoas com problemas nas articulações, joelho ou com perda de capacidade muscular, a hidroginástica ajuda a definir músculos, emagrecer, melhorar a postura sem qualquer impacto e dano direto ao corpo