8 truques para não ser enganado na hora de comprar Mel de...

8 truques para não ser enganado na hora de comprar Mel de Abelha

Compartilhar

O mel de abelha é um ingrediente extremamente saudável e que, infelizmente ficou no limbo dos alimentos proibidos por alguns anos devido ao seu teor de açúcar. Os nutricionistas por muito tempo proibiam o mel para as dietas com foco em perda de peso o que acabou criando o mito que apesar de natural, o mel de abelha não seria saudável.

Entretanto, no último ano o mel foi redescoberto como sim, um ótimo alimento não somente para a sua vida, mas também para o seu processo de emagrecimento. Por mais que o indicado seja fica longe do açúcar, que natural ou artificial, ainda é bastante difícil acostumar o nosso paladar a sua falta. E nesta hora que você pode usar o mel!

Basta substituir o terrível açúcar refinado pelo mel em suas bebidas como sucos, no iogurte natural, no café e até nas receitas doces. Que tal trocar aquela quantidade horrível de açúcar refinado no seu bolo por mel? Além de muito mais saudável, ele ficará uma delícia!  O mel de abelha é riquíssimo em proteínas, vitaminas e sais minerais que vão auxiliar a equilibrar o seu organismo.

Exatamente por conta desta demanda crescente pelo mel e a sua dificuldade de produção é que ele está na lista dos alimentos mais falsificados! Sim, você pode estar comprando um mel pirata, sem ser totalmente natural, adulterado com substâncias químicas e sintéticas prejudiciais à saúde, como xarope de açúcar queimado, iodo, anilina, agua de rosas e até melaço de cana, tudo para emular o sabor, textura e cor do original mel de abelha

E então, como não cair no golpe do mel falsificado? Como ter certeza que, ao invés de consumir um produto natural que vai ser ótimo para a sua saúde, você não está comprando um produto pirateado e nocivo? Iremos te dar 8 dicas para conseguir diferenciar o verdadeiro mel de abelha!

  1. Ele cristaliza

Se após algum tempo com a embalagem aberta o seu mel não cristalizou, ele é falso. O mel legitimo cristaliza em questão de semanas, sendo o processo mais rápido no frio.

  1. Consistência mais liquida

Por mais que sejam utilizados inúmeros produtos emulsificantes para engrossar a consistência do mel, como o melaço de cana e o xarope de açúcar, o verdadeiro mel é bastante denso. Faça o teste com um palito de madeira. Retire o mel da embalagem com esse palito. O mel de abelha vai escorrer de forma mais devagar e constante. Já o produto adulterado escorre rápido e logo para.

  1. Teste do Palito de Fosforo

Este método apesar de soar estranho, é imbatível para detectar o mel pirata. Mergulhe um palito de fosforo no mel e depois risque-o na caixa do fosforo. Se acender, o mel é legitimo. Caso não acenda, o mel é falso.

  1. Álcool Puro

Faça uma mistura de 1 colher de copo de mel para 3 colheres de sopa de álcool puro em um recipiente. Depois, aqueça essa mistura em banho-maria. O mel legitimo derrete por completo com o álcool,  enquanto o produto adulterado vai deixar um  vestígio branco no fundo do recipiente.

  1. Folha de papel

Esse é o teste mais simples de todos! Derrame algumas gotas de mel em uma folha de papel branco. Se depois de algum tempo o papel não absorver o mel, ele é autentico. Os méis adulterados contem muita agua, que acaba sendo absorvida rapidamente pelo papel.

  1. Na pele

Coloque algumas gotas de mel na pele e massageie. O produto autentico é rapidamente absorvível, enquanto do adulterado continua pegajoso na pele. Isto ocorre devido à alta quantidade de edulcorantes artificiais e açúcar no mel pirateado.

  1. Num copo de agua

Derrame algumas gotas de mel num copo cheio de agua. O produto autêntico forma uma espécie de coagulo e vai direto profundo do copo. O falso se dissolve completamente na agua.

  1. Pedaço de Pão

A última dica para identificar o mel autêntico é umedecer um pedaço de pão com ele. Se o pão ficar com o aspecto duro, o mel é natural. Se o mel umedecer por completo o pão, ele é falso.

Tenha sempre estas dicas em mão na hora de comprar o mel e se atente sempre ao valor. O mel autentico infelizmente tem o preço elevado. Desconfie de produtos muito baratos.