9 Hábitos saudáveis e nada radicais para evitar o aparecimento de rugas

9 Hábitos saudáveis e nada radicais para evitar o aparecimento de rugas

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Nenhuma mulher quer envelhecer e todas temem as rugas, por mais naturais e inevitáveis que essas sejam. Elas são um sinal da passagem do tempo, quando a pele vai perder a elasticidade e o tônus juvenil. Por isso, é comum o aparecimento de linhas finas ao redor dos olhos e da boca e a perda da elasticidade na região do queixo e da “papada”.

Em busca de uma solução para esses “problemas”, muitas mulheres se submetem a cirurgias e tratamentos estéticos que são ao mesmo tempo dolorosos, quanto caros. Muitos ainda apresentam um resultado apenas passageiro, como o caso do Botox, que deve ser aplicado a cada 06 meses, pelo menos.

Mas, você sabia que hábitos saudáveis, especialmente se começados ainda na juventude, valem muito mais do que todos esses tratamentos juntos? É o que afirma a biomédica especialista em estética, Natalie Lucasech. Para ela, muito mais do que predisposição genética, os bons hábitos de vida podem determinar o futuro da sua pele.

Uma alimentação saudável, exposição controlada ao sol, hormônios em equilíbrio, hidratação constante e não fumar são alguns desses bons hábitos que determinam não apenas a beleza e saúde da sua pele, como do seu corpo como um todo. Então, sem radicalismos, vamos indicar os 09 principais hábitos que vão ajudar a evitar o envelhecimento da sua pele.

 

09 Dicas para retardar o envelhecimento da pele

1. Beber muita agua: A hidratação é essencial para a saúde como um todo, e é determinante para a aparência da sua pele. A indicação é consumir o mínimo de 2 litros de agua por dia.

2. Por mais cansada que você chegue em casa, lembre-se sempre de retirar a maquiagem. Hoje é possível encontrar produtos super práticos, como óleos e lenços umedecidos que facilitam o processo de retirar aquela make maravilhosa.

3. O protetor solar é o seu melhor amigo. Escolha um com pelo menos 30 FPS e que seja de acordo ao seu tipo de pele. Mesmo para peles oleosas, use sempre protetor. Basta procurar por produtos mais leves e oil free.

4. Siga a trilogia de limpar, tonificar e hidratar a pele diariamente. Junto a este cuidado básico, esfolie a pele 1 ou 2X na semana com agentes mais abrasivos para retirar as células mortas da epiderme.

5. Tenha uma dieta balanceada. Consuma o máximo de comida de verdade, como frutas, legumes e cereais integrais. O açúcar e o excesso de gordura industrializada prejudicam não só a sua pele, como o seu corpo em geral, facilitando ainda o ganho de peso.

6. Não fume. Por mais obvio que possa ser, o cigarro é um verdadeiro veneno para o corpo. Ele contém acima de 2 mil substancias altamente toxicas.

7. Seja ativa. Escolha uma atividade física que te agrade e pratique pelo menos 3 vezes na semana. Durante o exercício, o corpo libera hormônios como a serotonina, que além de garantir aquela sensação de bem-estar, deixa a cútis radiante.

8. Se valha de tratamentos estéticos que estimulem a produção do colágeno pela pele. Tratamentos como peelings físicos e químicos ou ainda com o uso de laser e radiofrequência são ótimos para a pele.

9. Hidrate a sua pele sempre. Aquela história de que pele oleosa não precisa de hidratação é pura mentira. Para esse tipo de pele, o ideal é um produto leve, de fácil absorção.