Aprenda a decifrar os principais comportamentos do seu cão

Aprenda a decifrar os principais comportamentos do seu cão

Compartilhar

Foge quando você aparece com a coleira

Quando você coloca a coleira no seu cachorro, ele precisa estar feliz e associar isso a um passeio legal. Se o seu cachorro tentar escapar neste momento, é porque algo é ruim no passeio. Um motivo muito comum é o dono puxar bruscamente a coleira quando não quer que o cachorro se aproxime de um determinado lugar, o que é traumático para o animal.

“O correto é o dono observar o local antes de se aproximar com o cachorro e mudar de direção caso não queira que o cão vá até lá, nunca puxar a guia”, ensina.

Te segue pela casa sempre

Esse comportamento varia muito conforme a personalidade do cão, mas principalmente cães com uma certa carência costumam adotar esse comportamento de seguir o seu dono para todo o lugar. Apesar de muitos donos acharem isso bonitinho ou fofinho, esse comportamento é prejudicial

É importante que o seu cão seja independente e consiga ficar sozinho por algum tempo enquanto você trabalha e está fora de casa. Muitos cães, apesar de não serem carentes, adotam esse comportamento visando uma recompensa por seguir os donos e se mostrar sempre presente.

 Dorme sobre as suas coisas

Esse comportamento é muito comum entre os cães, principalmente aqueles de donos que ficam fora de casa longos períodos por dia. Basta chegar em casa e colocar os sapatos ou bolsa e o seu cão dorme em cima? Esse é um sinal que ele se sente confortável junto de você, próximo a coisas que tenham o seu cheiro.

E caso o seu cachorro decida fazer xixi sobre o seu travesseiro ou a sua cama, não entenda isso como vingança. “Quando o cachorro faz xixi, está querendo demostrar que sente como se aquele espaço fosse dele também e não faz isso para te provocar, pelo contrário, ele acha que está deixando o cheirinho dele ali”, explica o especialista.

Levar o brinquedo até você

Esse comportamento mostra apenas que o cão que brincar. Se ele já te recepciona na porta de casa com o brinquedo na boca, quer dizer que ele esperou o dia todo pela sua companhia, para brincarem juntos.

Ficar do seu lado quando você está triste

Os cães percebem os nossos sentimentos através da nossa linguagem corporal. Quando estamos doentes ou tristes, acabamos adotando uma postura mais encurvada, uma expressão de tristeza, um passo mais lento. Para os cães, esses são sinais de tristeza e vulnerabilidade.

Como uma forma deles cuidarem de nós, eles se aproximam, “Quando estamos muito agitados, ansiosos para ir a algum lugar, não damos atenção para os cães, então eles nem se aproximam porque sabem disso”, comenta Zanetti.

Não faz festa quando você chega

Muitos cachorros pulam e comemoram quando o dono chega em casa, mas, se o seu nunca fez isso, não precisa ficar triste. Pode ser apenas que ele não goste muito de interação ou esteja se sentindo seguro na caminha dele e não vê necessidade de ir até a porta.

Se você tem o hábito de chegar e logo ir até a cama dele fazer carinho, é ainda mais natural que ele não vá até a porta, porque ele aprende que vai receber sua atenção de qualquer forma. Contudo, se o seu cachorro fazia muita festa e agora te ignora, é bom investigar o que pode estar acontecendo, já que isso pode indicar que está sentindo alguma dor.