Aprenda a decifrar os principais comportamentos do seu cão

Aprenda a decifrar os principais comportamentos do seu cão

Compartilhar

Antes de tinha a ideia de que os cães e animais domésticos eram seres irracionais, incapazes de mostrar os sentimentos e emoções caiu por terra. Os cachorros demonstram as suas emoções, de maneira diferente dos humanos e é muito importante para os donos saber interpretar o que o seu cão quer dizer, na linguagem e forma dele.

A grande maneira dos cães se comunicarem com o mundo é por meio do seu corpo. Basta prestar atenção ao rabinho do seu cão. Se feliz, ele vai mexer o rabo freneticamente, enquanto com medo, ele abaixo o rabo e fica numa posição de defesa, muito mais vulnerável.

A ciência ainda não tem uma explicação plausível para esses comportamentos dos cães, mas é possível aprender a desvendar o que o seu cão quer dizer com determinados comportamentos. Para tanto, contaremos com a ajuda do zootecnista e especialista em comportamento animal Renato Zanetti, que vai nos explicar como perceber melhor as emoções e sentimentos do seu cão.

 Te lambe

O cachorro tem um olfato incrível e consegue sentir o cheiro do seu dono a uma grande distância. Entretanto, muitas vezes os cheiros de confundem e ele usa a língua, nesse caso o lamber como uma forma de confirmação se aquela pessoa é quem o olfato dele disse que é. “O lamber não necessariamente é afeto, é uma curiosidade”, comenta Zanetti.

Outra possibilidade é que seu cãozinho esteja atrás de afeto. Quando ganhamos um “lambeijo”, é inevitável olhar e até falar com o animal. Se isso acontece repetidas vezes, o seu bicho de estimação aprende que basta ele te lamber para que você dê atenção a ele.

“Tem cachorro que lambe o dono de forma compulsiva, é um comportamento aprendido porque ele aprendeu que quando ele faz isso, ganha alguma coisa, mesmo que seja só a atenção do dono”, explica o especialista.

Olhar nos olhos do dono

Para os cães é muito recompensador olhar nos olhos dos seus donos. Um olhar de carinho e afeto tem o mesmo efeito e descarga de hormônios nos caninos do que um carinho ou um afago. Para os cães, um simples olhar de carinho equivale a uma recompensa, a uma demonstração de afeto e de quanto ele é amado.

Carinha de “cachorro abandonado”

Esse é o maior pedido de carinho que o seu cachorro pode dar. Mas não se engane achando que a carinha de abandonado quer dizer que você não cuida bem ou não ame ele. Muitas vezes os cães fazem isso como manhã, para ganhar mais recompensas e carinhos do seu dono.

Outra possibilidade para essa carinha adorável é quando o seu cão leva bronca. A carinha é um pedido de trégua, e “não brigue comigo”. É, mais uma vez, um artificio do seu cão para ganhar carinho e não a bronca que ele merecia por ter feito alto errado.

Fica perto de você

Muitos cães gostam de estar colados aos seus donos o dia todo. Não basta estar junto na cama ou no sofá, ele vai apoiar a patinha ou cabeça no seu colo. Esse comportamento pode indicar um pedido de atenção, carinho e até colo. “Geralmente eles fazem isso quando já fizeram outras coisas e não surtiu efeito”, comenta o zootecnista.

Pode ser também que ele tenha aprendido que, fazendo isso, vai haver uma recompensa. Por exemplo, você vai dar comida, levar passear, conversar, etc.