Aprenda a fazer o ovo frito perfeito, com a gema do jeito...

Aprenda a fazer o ovo frito perfeito, com a gema do jeito que você gosta

Compartilhar

O ovo é uma unanimidade na cozinha. Ele é um alimento super versátil, riquíssimo em proteínas e outros nutrientes. Apesar de ter sido considerado perigoso para dietas e para pessoas com doenças crônicas, como colesterol alto ou doenças cardiovasculares, o ovo voltou ao seu merecido lugar de alimento saudável.

Na cozinha ele pode ser preparado de diversas formas. O famoso pão com ovo é um clássico do jantar ou café da manhã. Você prefere ovos em outro horário? Sem problema! Que tal um ovo frito com feijão? A verdade é que o Brasileiro consome muito o ovo por ser uma fonte barata e boa de proteínas.

Entretanto, a maneira de preparar o ovo ainda divide opiniões e pode ser motivo de brigas. Alguns preferem ovo cozinho, outros poché, mas o grande campeão do consumo é o ovo frito. Mas, dominar a arte de fazer o ovo frito perfeito, escolhendo gema mole ou dura, borda queimadinha ou não é uma tarefa bastante difícil. Se você enfrenta esse dilema diário de como preparar o ovo frito perfeito, daremos algumas dicas para facilitar a sua rotina.

Como fazer ovo frito?

O mais importante na hora de fazer o ovo frito perfeito é ter uma boa frigideira. O material deve ser, de preferência teflon antiaderente, cerâmica, cobre ou até ferro. Comece adicionando um óleo vegetal saudável (girassol, coco, milho ou de oliva) ou ainda manteiga, esperando para que essa fonte de gordura aqueça bem, facilmente visualizado pelo famoso chiado da frigideira.

O segredo da gema dura

Se a sua preferência é a gema durinha, você pode preparar o ovo frito de duas maneiras. A primeira é estourar a gema na própria frigideira ou deixar o ovo fritar bem até que tudo fique bem cozido. Normalmente, o que se faz é virá-lo quando estiver bem douradinho de um lado para que possa dourar bem do outro. Há também que cubra a frigideira com uma tampa, aí mesmo sem virar, o ovo precisa ficar tempo suficiente no fogo para endurecer a gema.

 Gema mole e clara crocante

Enquanto uns preferem a gema durinha, outros preferem a gema molinha com a clara crocante, com aquela borda levemente queimada. Se esta é sua preferência, o segredo é adicionar um pouco de agua na frigideira e usar uma tampa. A agua vai criar um vapor responsável por cozinha a parte de cima do ovo, enquanto o restante permanece crocante. Só tenha cuidado com o ponto do ovo, em quanto tempo você deixa a frigideira tampada para não cozinhar completamente a gema e deixar ela dura.