Aprenda a fazer a touca de gesso, um alisamento natural e caseiro

Aprenda a fazer a touca de gesso, um alisamento natural e caseiro

Compartilhar

Com o orçamento apertado, muitas vezes não temos como frequentar o salão para aquela escova maravilhosa. Nesses momentos, as receitinhas caseiras podem ser essenciais para manter a beleza sem estourar o orçamento.

Mexer com química nos cabelos é sempre algo preocupante, ainda mais sem a ajuda de um profissional. Portanto, não use alisante químicos em casa, o risco de danificar o seu cabelo é muito. Para isso, uma receitinha caseira vai ser a sua maior aliada.

Conhecida como touca de gesso, o procedimento é um alinhamento dos fios, que pode ser feito em casa com total segurança. A base desse alinhamento é o amido de milho, a famosa maisena. Ele ajuda a reduzir o volume, nutrir e hidratar os cabelos, melhorando a textura e a aparência geral dos fios.

Por ser uma receita caseira, feita unicamente com produtos naturais, a touca de gesso é uma ótima alternativa para quem está passando pela transição capilar ou quem quer abandonar o alisamento, escova e a chapinha. Mulheres gravidas e lactantes, assim como crianças podem utilizar essa mistura, sem qualquer risco para a saúde e para os cabelos.

Receita da Touca de Gesso

Para fazer esse alinhamento capilar caseiro, separe os seguintes ingredientes

  • 1 copo de leite
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 1 colher de chá de D-Pantenol
  • 1 colher de chá de óleo de coco

Comece fazendo uma papinha com o leite e a maisena, até engrossar. Depois, adicione os demais ingredientes. Você pode ajustar a quantidade dos ingredientes para o tamanho dos seus cabelos. A receita base é para cabelos médios, na altura do ombro.

Depois de misturado os ingredientes, espere esfriar e passe nos cabelos. Comece lavando os fios, e dividindo em 4 partes. Aplique a mistura, enluvando cada mecha do cabelo para ter certeza que todos os fios receberam a mistura. Depois, adicione calor com uma touca térmica ou uma sacola e espere 30 minutos com a mistura nos fios.

Depois é só enxaguar com shampoo e condicionar como de costume. Você pode repetir essa receitinha até 3 vezes no mês. O efeito de alinhar e de alisamento caseiro é progressivo, então não espere fios escorridos como num alisamento convencional com química. Seus cabelos vão ficar lindos e saudáveis!