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Aprenda a reconhecer os sinais que a sua pele dá sobre a sua alimentação

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Hoje já está mais do que provada a importação de seguir uma boa alimentação. Não apenas em relação ao corpo, peso e estética, mas principalmente pela saúde. Se engana quem acha que os efeitos da alimentação nociva e de um estilo de vida destrutivo aparecem somente no corpo na forma de quilinhos a mais.

Uma alimentação balanceada, rica em frutas e vegetais cheias de nutrientes e vitaminas é essencial, assim como escolher grãos integrais e uma proteína vegetal ou animal de baixa gordura. Comer bem não é nenhum segredo. A maioria das pessoas sabe muito bem o que deve ser feito para ter um organismo saudável, mas, por questões como uma rotina atribulada ou até compulsão alimentar acabam por não seguir uma dieta saudável.

Quando falamos dieta, geralmente as pessoas associam a perda de peso. Dieta quer dizer a forma que você se alimenta, o que você come e consome. Se você está no processo de levar uma vida mais leve e saudável, o passo número um é consultar um médico e um nutricionista. Eles são os profissionais habilitados a te prescrever uma nova dieta para acompanhar esse estilo de vida saudável.

Em relação a pele, principalmente a do rosto, a má alimentação acaba por deixar marcas profundas. Antes se acreditavam que rugas, manchas e acne eram mais causadas por predisposição genética do que estilo de vida. Pesquisar recentes apontam que para acne, o estilo de vida e alimentação impacta em quase 70%, enquanto para rugas e marcas de expressão o impacto da dieta é de cerca de 50%. O seu corpo e sua pele mostram, através destes temidos sinais o que falta no seu organismo e que deve ser incluído já em sua alimentação.

Aprenda a ler os sinais da sua pele

  • Pé de galinha:Assim são chamas das rugas ao redor dos olhos. Elas surgem com a idade, especialmente após os 40 anos e geralmente indicam deficiência de vitamina B12, causando rachaduras na pele. Para suprir esta falta, consome mais ovos, queijos e amêndoas, ricos nessa vitamina.
  • Rugas nos lábios e bigode chinês: Também resultantes do avanço da idade, a falta de vitamina B6 acaba por agravar a aparência do bigode chinês e das rugas ao redor dos lábios. A dica é consumir mais cereais integrais e fortificados, como o arroz integral e a batata inglesa.
  • Pele vermelha:Presente em qualquer idade e geralmente acompanhada de acne, a pele ganha o aspecto avermelhado devido a falta de zinco. Aposte em boas fontes do mineral, como iogurte e carne bovina.
  • Pele seca:A pele seca é mais comum em pessoas de idade mais avançada, graças a perda de elasticidade das fibras da pele com o passar dos anos. A falta de Vitamina A agrava o quadro. Passe a consumir queijos, fígado e tubérculos, como a batata doce e o inhame.