Aproveite as férias do seu filho para incentivar os esportes

Aproveite as férias do seu filho para incentivar os esportes

Compartilhar

O período de férias escolares é sempre temido pelos pais. A pergunta é sempre, o que vou fazer com o meu filho por tanto tempo e o que eu posso fazer para eles curtirem esse merecido descanso? Muitos pais acabam usando esse tempo para deixar os filhos fazerem o que bem quiserem, afinal, o descanso é merecido.

E nessa as crianças passam o dia todo no computador, ou no vídeo game, sem se dar conta do que bonito que está fazendo! Que tal aproveitar o tempo livre das crianças para incentivar a saudável pratica de esportes?  Infelizmente a obesidade é o verdadeiro mal do século, e hoje nem as crianças estão livres dela.

Estatísticas apontam que cerca de 40% das crianças estão acima do peso.

Este dado é super preocupante, porque com o ganho de peso vem uma série de doenças. Hoje já é comum achar crianças com colesterol alto, hipertensas e até mesmo com diabetes do tipo 2.

E o prognostico e péssimo. Crianças obesas e com tendência a doenças crônicas, com certeza serão adultos doentes. Então, que tal aproveitar essas férias de final de ano para colocar o seu filho para praticar atividades físicas?

Para ser considerada ativa, a criança deve praticar diariamente pelo menos 60 minutos de atividade física

, mesmo que isso seja dividido em períodos mais curtos — aqui entram tanto modalidades aeróbicas quanto de resistência. Além disso, se indica que, dentro desses 60 minutos, haja espaço para atividades ligadas ao fortalecimento dos ossos e dos músculos pelo menos três vezes por semana.

O que faz parte dessa recomendação? Exercícios que exijam força e produzam impacto ósseo, como aqueles que se valem de saltos. Sua importância reside no fato de que a densidade mineral óssea atinge 90% do seu pico até o final da segunda década de vida e um quarto da massa óssea adulta é acumulada durante os dois anos do estirão do crescimento (o início da puberdade).

Apesar de parecer um pouco difícil chegar nessa meta de 60 minutos por dia, ela é bastante simples! Basta estimular a criança a brincar, da maneira antiga. Vale dançar, escalar brinquedos, jogar bola (mesmo em um espaço pequeno), correr e, para os maiores, nadar, andar de bicicleta ou skate.

Aproveite os dias livres e quentes do verão para levar o seu filho ao parque, ao play do prédio, procurando sempre espaços ao ar livre para variar as atividades. Tente mantê-lo longe do computador, mas entenda que abolir os jogos tecnológicos é virtualmente impossível.

Se você não dispõe de muito tempo para estimular o seu filho a se executar todo dia, que tal montar um grupo com os pais do prédio ou do trabalho? Todo dia um fica responsável pela atividade das crianças. Dessa forma, todas as crianças se exercitariam enquanto os pais poderiam manter as suas atividades!