Aspectos importantes a se considerar antes de empreender

Aspectos importantes a se considerar antes de empreender

Compartilhar

Em momentos de crise como a atual crise econômica de assola o Brasil, muitas pessoas perderam o emprego e se encontram totalmente desesperados perante as perspectivas econômicas. Nestes momentos é que surge em muitos a vontade de empreender.

Aquele antigo sonho de ser o seu próprio patrão, de ter horários flexíveis, de trabalhar com o que se gosta atrai muitos ao sonho do negócio próprio. A autonomia na tomada de decisões também é outro fator, além de não ter mais que aturar o chefe chato. Entretanto, a taxa de sucesso de novos negócios é, infelizmente baixa. Nem tudo é um mar de rosas e sim, é possível empreender com sucesso, mas sempre com bastante responsabilidade.

“Os empreendedores obterão desenvolvimento, expansão e êxito financeiros e mercadológicos, tornando-se assim profissionais independentes tanto no âmbito profissional, quanto no econômico”

é o que diz André Miotto, consultor de negócios e sócio-diretor da AMX Soluções em Gestão Integrada. O empreendedor está muito mais exposto a quaisquer intempestividades, como crises repentinas ou mudanças no cenário econômico, que exigem além de flexibilidade, um grande conhecimento do mercado e do seu público:

“Se tratando de imprevistos e adversidades, o mercado brasileiro exige do empresário pelo menos que ele seja capacitado para evitar prejuízos financeiros e mercadológicos insustentáveis”, diz.

Sendo o dono do seu próprio negócio, qualquer responsabilidade, que positiva ou negativas recaem somente sobre você. É uma delícia sentir o gostinho do sucesso sem ninguém para roubar o seu momento ou a sua ideia, mas a derrota tem um sabor amargo. Não apenas no quesito financeiro de uma possível falência, mas também do aspecto psicológico, no sentimento de ter sido fracassado como profissional.

Se engana quem acha que sendo o próprio patrão irá trabalhar menos. Sim, não há mais aquela cobrança de bater o ponto certinho todo dia, mas, pelo menos nos primeiros anos de um negócio, o empreendedor trabalhar muito mais do que as 8 horas de um CLTista, sem a garantia do salário ao fim do mês.

 “Lembrando que férias e feriados serão coisas do passado no início. É claro que tudo isso tende a ir se ajustando com o tempo e mais experiência empresarial”, destaca.

Entretanto, se o desejo de empreender ainda é maior do que todos os medos e se você fez o dever de casa de procurar estudar a fundo o seu negócio, o seu público, o mercado e o momento econômico do pais, vamos fazer um pequeno resumo das principais vantagens e desvantagens de ser dono do próprio negócio!

Vantagens de empreender: 

  • Realizar um sonho antigo e trabalhar com o que se gosta;
  • Estudar e ter habilidades e conhecimentos que você mesmo (e sua empresa) irão usufruir;
  • Ganhar mais do que um empregado CLT;
  • Tenha o seu próprio ritmo de trabalho;
  • Satisfação pessoal.

Desvantagens de empreender:

  • Incerteza econômica;
  • Risco de investir o próprio dinheiro;
  • Dar a própria cara a tapa;
  • Não ter avaliado todos os riscos e possibilidades;
  • Ser o único responsável pelos problemas e erros cometidos.