Benefícios incríveis da Noz-Moscada a para nossa saúde

Benefícios incríveis da Noz-Moscada a para nossa saúde

Compartilhar

A noz-moscada é uma das famosas especiarias que motivou os navegadores Portugueses e Espanhóis à explorarem as Índias orientais em busca destas especiarias. Na antiguidade o seu valor era muito elevado, apenas poucos nobres poderiam fazer uso destes ingredientes. Mas, para a sua sorte, esse ingrediente oriental já faz parte do cardápio de pessoas do mundo inteiro que, infelizmente, ainda não sabem ou benefícios e nem como usar essa especiaria incrível.

Ela é o fruto da moscadeira, uma planta que pode chegar de 10 a 15 metros de altura, com inúmeras ramas ao redor do tronco principal. Esta especiaria já foi muito utilizada para aromatizar cervejas.

Já na Itália antiga, aproveitavam o seu aroma característico e perfumavam as ruas em dias de celebrações. Inclusive, já foi considerada símbolo de status, devido a seu preço elevado de comercialização, entao somente quem era muito abastado teria alcance a este ingrediente. A nutricionista da clínica L&L Espaço Vida Ao Corpo, Vivian Talarico esclarece um pouco sobre a sua composição

a noz-moscada possui composição bastante variada, apresentando uma média geral de: 9.0% de água; 6.5% de compostos nitrogenados; 33% de gorduras; 4.5% óleos essenciais; 27 % de amido; 14.5 % de extratos não nitrogenados; 3% de celulose e 2,5% de cinzas.”

 

Com formato arredondado, possui cor terracota e um pouco alaranjada, apresentando um sabor que nos remete à uma mistura de pimenta do reino com canela. Além disso, a noz-moscada ainda é considerada calórica, onde cada 100 gramas contém 525 calorias, porém possui baixo índice glicêmico.

Benefícios da Noz-Moscada

 

  • Efeito detox: Ela ajuda a promover a saue do fígado e ajuda a dissolver cálculos renais e na vesícula. Ela é ótima para remover as toxinas do nosso organismo.
  • Ajuda na indigestão: Quando utilizada em óleo, este ajuda na eliminação de gases, melhora das dores de estômago e interrupção de diarreia.
  • Tônico cerebral:“Ela possui em sua composição a miristicina, substância muito conhecida por proteger o cérebro de doenças degenerativas”, revela Vivian.
  • Alívio da dor: O óleo da noz-moscada é utilizado na medicina oriental a muitos anos, especialmente para combater inflamações. Basta aplica-lo nas articulações.
  • Indutor do sono:uma dica para pegar no sono mais facilmente é misturar uma colher de café de noz-moscada com um copo de leite. Isso irá garantir maior relaxamento e indução do sono.
  • Previne problemas cardiovasculares:coadjuvante na prevenção de problemas cardiovasculares, a noz-moscada aumenta a circulação sanguínea, estimulando o coração.
  • Combate problemas respiratórios:ingrediente comumente encontrado em xaropes para tosse, esta especiaria proporciona o alívio da congestão e seu óleo pode ajudar no tratamento para asma.