Causas comuns da queda de cabelo em mulheres

Causas comuns da queda de cabelo em mulheres

Compartilhar

Se você está com queda de cabelo, com certeza já percebeu que este probleminha não é tão simples de sanar. Por mais que as vitaminas e shampoos especiais ajudem, o tratamento para a queda de cabelo é bem mais difícil e complicado, pois pode ocorrer por uma enormidade de fatores.

Para homem, a alopecia (o nome científico da queda de cabelo) é um verdadeiro problema e muitos deles sofrem com a calvície total ou parcial. Mas, infelizmente, a alopecia não é exclusiva do sexo masculina. Muitas mulheres sofrem com perda de cabelo em locais especifico, como a frente e topo da cabeça ou até com a perda drástica de volume dos fios.

Antes de tratar a queda, é importantíssimo conhecer a causa, pois cada uma delas vai levar a um tratamento diferente. Abaixo listamos algumas das causas mais comuns da queda de cabelo, principalmente em mulheres, mas, para um diagnóstico e tratamentos corretos consulte sempre um médico.

Stress

Traumas físicos relacionados a acidentes e doenças como gripe e febre podem causar uma queda temporária e passageira dos cabelos. Entretanto, o stress emocional também pode causar queda e enfraquecimento dos fios de maneira mais prolongada. Para melhorar este quadro, é necessário combater a causa do stress, seja ele físico ou emocional para que a saúde dos fios seja restaurada.

Dieta com pouca Proteina

Se você não tiver proteína suficiente em sua dieta, o corpo vai “economizar” seu uso reduzindo a produção de cabelo. Isso normalmente acontece de 2 a 3 meses após a redução na ingestão de proteína. Para resolver, inclua em sua dieta fontes de proteína, como peixes, carne e ovos.

Após Gravidez

Após o nascimento do bebe, muitas mulheres experiência um período de queda repentina e drástica dos fios. Ela é causa pela rápida alteração hormonal. Mas não se desespere, este quadro de queda dos fios é naturalmente reversível depois de alguns meses do nascimento do bebe.

Muita Vitamina A

Exagero em suplementação vitamínica pode causar queda de cabelo, segundo a Associação Americana de Dermatologia. O valor recomendado dessa vitamina, diário é de 5000 IU, e suplementos podem conter de 2500 a 10000 IU. Para resolver o problema, basta parar de consumir a vitamina A em excesso e o corpo se recupera normalmente.

Anemia

As estatísticas apontam que na faixa etária entre 20-50 anos, 10% das mulheres tenham anemia por fala de ferro. Esta é uma causa comum e fácil de resolver que ocasiona na queda dos cabelos. Para detectar o problema, basta consultar seu médico para que ele te passe um exame de sangue. Para tratar, consuma mais ferro nos alimentos ou suplemente este mineral que está em falta.

Hereditariedade

A chamada alopécia androgenética (AAG) é a manifestação feminina da calvície tão comum em homens, e é herdada através dos genes do pai. Nesses casos, o uso de medicação como minoxidil  normalmente ajuda.

Hipotireoidismo

É uma doença causada quando a tireoide não expele as quantidades suficientes de hormônio para o bom funcionamento do organismo. O corpo experimenta falta deste hormônio em diversas frontes, e uma delas é a queda dos fios. Para diagnóstico e tratamento, consulte um médico endocrinologista que te passara todos os exames necessários e vai prescrever a medicação para tratar esta doença.