Como a clara de ovo pode melhorar o seu cardapio

Como a clara de ovo pode melhorar o seu cardapio

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Por muito tempo o ovo foi um verdadeiro vilão da dieta e da vida saudável. Era bastante comum que os médicos e nutricionistas retirassem por completo esse alimento da maioria dos cardápios para aqueles que queria perder alguns quilos, sempre com a desculpa de que o ovo era gorduroso. Portanto, não saudável.

Mas, estudos recentes trataram de promover o ovo ao local de destaque que ele sempre mereceu, como vase de uma alimentação saudável. O ovo é uma das principais e mais baratas fontes de proteínas, além de conter a chamada gordura do bem, que aumenta o HDL, o nosso colesterol bom. O ovo como um todo é ótimo para a sua saúde, mas ainda a aqueles que preferem consumir apenas a clara.

Para os amentes da musculação e fisiculturismo, a clara é uma ótima fonte de proteína barata e com o teor de gordura próximo a zero. A função mais buscada por aqueles que praticam atividades físicas é ao aumento da massa muscular, porém está possui muitos outros benefícios.

A clara não apenas ajuda a aumentar a massa muscular. Ela também pode ser ótima no processo de emagrecimento, pelo alto teor de proteínas contido na clara, aumentando a saciedade e permitindo um consumo menor de calorias durante as outras refeições e ao longo do dia, conforme nos explica a nutricionista Carla Medeiros.

“Dentre os nutrientes encontrado na clara de ovo, podemos citar selênio, potássio, magnésio, riboflavina ou vitamina B2, ácido pantotênico ou vitamina B5, colina, betaína e folato. É composto ainda por cerca de 3,6 gramas de proteína, 0,24 gramas de carboidratos e 55 miligramas de sódio. ”

 

Além de ser barata e de fácil acesso para a maioria das pessoas, as claras dos ovos ainda contém uma série de benefícios para a sua saúde de modo geral. Saiba abaixo como a clara pode ajudar na sua vida e saúde! Segundo a nutricionista Carla, a clara de ovo é considerada uma proteína com alto valor biológico, também chamado de AVB. Isto significa que ela possui grande variedade de aminoácidos essenciais ao corpo. Confira a seguir alguns destes aminoácidos e suas funções:

Albumina: É a mais importante proteína para a reconstrução das fibras musculares, sendo a causa principal da grande procura para a promoção da hipertrofia (aumento da massa) muscular.

Leucina: É um aminoácido de cadeia ramificada que, quando consumido com regularidade, reduz os efeitos do catabolismo (a degradação das proteínas) ao mesmo tempo em que promove o anabolismo (formação de novas células musculares).

Lecitina: É o responsável por reduzir a absorção do colesterol pelo nosso organismo.

Peptídeo RVPSL: descoberto por cientistas, este peptídeo (combinação de dois aminoácidos) bloqueia as enzimas responsáveis pela conversão da angiotensina, a qual é responsável pelo aumento da pressão arterial, sendo uma alternativa natural para a redução da pressão.

Arginina: “este é um aminoácido o qual estimula a produção do óxido nítrico, promovendo a melhora da circulação sanguínea e da oxigenação dos tecidos”, revela.

Aminoácidos variados: alguns destes servem de substrato para os fibroblastos celulares responsáveis pela formação do colágeno. Existe a opção ainda de utilizá-la como uma máscara facial, devendo ser batida com suco de limão e aplicada na pele por 15 minutos.

Vitamina B2: Esta vitamina é a responsável pelo transporte do oxigênio pelo nosso corpo, melhorando a resistência física e o folego durante os exercícios.

Triptofano: “ele é um precursor da serotonina, melhorando o humor de uma maneira geral, promovendo uma sensação de bem-estar, além de diminuir a compulsão por doces”, adiciona a nutricionista