Como escolher o convite perfeito para o seu casamento

Como escolher o convite perfeito para o seu casamento

Compartilhar

O casamento é um momento marcante na vida de qualquer casal. Ele marca o início da vida a dois, é uma forma de celebrar o amor, cercados de pessoas queridas, todas desejando sempre o melhor para aquele casal. A união entre duas pessoas e a passagem da vida de solteiro para o início de uma nova família é certamente um ponto marcante da vida adulta.

Muitos casais se rendem a tradição de fazer uma festa para marcar o início dessa nova vida, e em geral, essa festa segue um mesmo rito. Não importa o número de convidados, o tamanho ou o glamour do evento. O que realmente vale é celebrar a felicidade e o amor dos noivos, rodeados por pessoas queridas.

Entretanto, os preparativos do casamento sempre são uma fonte interminável de preocupação e stress, principalmente para as mulheres. Este momento é sonhado por elas desde pequenas, então tudo tem que sair perfeito. E o convite é o pontapé inicial de toda essa preparação.  Ele é importante não apenas para comunicar aos convidados o local e data do casamento, mas muito mais como uma convocação a partilhar o amor e felicidade dos noivos.

O convite é muito importante, pois ele funciona como uma espécie de previa do evento. Através do convite, podemos perceber o tom da festa: se será algo simples e intimista, ou algo glamoroso. Sem contar que no convite sempre constam informações especiais, como traje e horário do evento, para os convidados se adequarem a celebração.

Como escolher o modelo do convite

A escolha do convite é um dos momentos cruciais do planejamento da festa. É essencial que ele se relacione e siga o mesmo padrão da festa. Se a festa for clássica, por exemplo, o convite deve seguir o mesmo estilo, para que o convidado tenha um panorama do estilo de festa que irá encontrar. Tente sempre adequar o convite ao tom da festa e da cerimônia.

Outro ponto interessante é adequar o convite aos tons da festa. Muitos noivos escolhem por adotar uma paleta de cores na festa, e o mesmo se estende ao convite. Entretanto, a maior barreira para a escolha dos convites é sem dúvida o orçamento.

Por mais que pareça ser apenas “um pedaço de papel” o convite de um casamento guarda toda uma simbologia e serve como uma recordação para os noivos e os convidados desse momento especial. Para te ajudar nesse momento de dificuldade com a escolha de convites e toda a formalidade que eles escondem, vamos dar dicas preciosas para as noivinhas de plantão, com a ajuda de Manoela Prado, consultora de casamentos.

Qual a antecedência necessária para preparar os convites?

Lembre-se que os convites são o primeiro passo de qualquer festa de casamento, então tem que ser pensados com uma antecedência grande. Manoela calcula que o tempo ideal para começar a escolher e pensar nos convites é 07 meses antes do grande dia. Os noivos vão perder muito tempo conhecendo os fornecedores e materiais e muitas gráficas demoram até 02 meses para confeccionar os convites. O ideal é ter os convites prontos, em mãos, com no mínimo 03 meses antes da data.

Como calcular os gastos com os convites?

O orçamento é sempre um ponto crucial em qualquer festa, e muitas vezes acaba minando os sonhos das noivas mais glamorosas. Dizer qual o valor a ser gasto no convite é algo muito relativo. Ele pode custar entre 5 e 100 reais por unidade, a depender do material usado. Uma boa dica é negociar antes com as gráficas e pedir em maior quantidade.

Quando devo entregar os convites?

Provavelmente alguns de seus convidados serão de outras cidades, ou até necessitam de um planejamento de logística para poder comparecer ao seu grande dia. Por isso, o ideal é entregar os convites com pelo menos 02 meses de antecedência. O mesmo se aplica ao convite aos padrinhos, que geralmente são diferentes e incluem um mimo personalizado. Entregar os convites muito em cima do grande dia pode ser considerado como rude, como se os noivos não se preocupassem com a presença daquela pessoa no evento.