Como escolher o protetor solar mais indicado para a sua pele

Como escolher o protetor solar mais indicado para a sua pele

Compartilhar

No verão o cuidado com a pele deve ser redobrado. A exposição solar, principalmente para a pele do rosto pode ter efeitos bastante prejudiciais. A recomendação dos dermatologistas é de evitar o sol entre as 10:00 e as 16:00, onde os raios solares são mais fortes. O uso de roupas com tratamento especial contra raios UVA e UVB também é essencial, assim como o uso de um bom filtro solar (que deve ser reaplicado durante o dia), além do uso de um chapéu ou viseira e óculos escuros.

O uso de um filtro ou protetor solar com alto valor FPS é essencial. Para a pele do rosto, entretanto, o filtro tem que se adequado ao tipo de pele. E se engana quem acha que somente deve usar o protetor no rosto e situações de alta exposição ao sol, como praia ou piscina. O filtro solar facial deve ser usado diariamente, então é essencial escolher um produto recomendado pelo seu dermatologista para o seu tipo de pele.

Protetor solar facial para cada pele

Para nos ajudar na escolha do protetor solar facial ideal para o seu tipo de pele, pedimos ajuda a Dra. Maria Grieco, dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clinica (SBDC).

Pele oleosa e com acne

Adolescentes e adultos costumam ter a pele bastante oleosa, com ou sem acne e cravos. Esse tipo de pele é facilmente identificável pelo brilho excessivo dado pela produção de sebo desregulada. Para peles oleosas, a melhor formula de protetor solar é em gel ou bastante fluidos. Procure sempre a indicação oil free nos produtos. Eles são não comedogénicos (não obstruem os poros) evitando a produção exagerada de óleo na pele e a piora do quadro de acne.

Pele seca

Bastante comum em mulher na menopausa, onde a pele já perdeu parte do visco e da hidratação da juventude. Para este tipo especifico de pele, procure produtos com alto fator de proteção solar (FPS) e alta hidratação. Prefira sempre formulas em cremes mais densas.

Pele Sensível (melasma)

Para quem tem melasma – manchas escuras na pele ocasionadas pela exposição solar, ou manchas por alterações hormonais na gravidez ou uso de anticoncepcionais devem usar protetores com fator mais alto, e, se possível, também se proteger com chapéu, boné, óculos.

Protetor Solar com cor

Os protetores solares para rosto com pigmento (ou cor) vem se tornando bastante populares nos últimos anos, pois funcionam como um produto 2 em 1. Ao mesmo tempo que protegem a pele ainda uniformizam o tom e minimizam manchas. Os BB Creams com FPS se enquadram nessa categoria. Segundo a Dra. Marcia, esse tipo de produto é altamente indicado para quem usa maquiagem e quer se manter protegida ao longo do dia. “Seu pigmento funciona como uma barreira contra os raios solares, além de esconder manchas e imperfeições da pele”, afirma.