Como funciona a dieta do leite e quais os seus riscos

Como funciona a dieta do leite e quais os seus riscos

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Traditional milk bottle with a glass full

Todo mundo precisa (ou quer) perder uns quilinhos. Sabemos que a receita para perder peso é o simples combo reeducação alimentar mais exercício físico. Entretanto, este é um processo demora e que exige muita dedicação e forca de vontade da pessoa. E normal levar meses ou até anos para eliminar, de fato, o excesso de peso pretendido.

Exatamente por conta da dificuldade de mudar de hábitos de maneira permanente é que surgem as chamadas “dietas da moda”, que prometem eliminar muitos quilos, e apenas alguns dias. A maioria delas se baseia em um cardápio extremamente restritivo e com abundância de um alimento. A mais nova destas dietas é a do leite, que promete perder até 7 quilos em apenas 8 dias! Mas claro, ela é super prejudicial para a suade e explicaremos porquê.

Essa é uma dieta difundida na internet, que propõe que a pessoa passe oito dias se alimentando basicamente de leite, sendo assim, uma “dieta de emergência”. Na linha de outros “regimes da moda” – como dieta da sopa, dieta da lua, entre outras –, a dieta do leite propõe substituir as principais refeições diárias pelo leite, praticamente excluindo o consumo de outros alimentos ao longo do dia.

Muitas pessoas recorrem a esse tipo extremo de dieta para perder peso para um evento especifico, seja ele uma viagem, casamento ou alguma festa. Entretanto, o grande segredo é que, em pouco tempo, o peso volta e geralmente muito mais do que perdemos de início. Para entender melhor como esse tipo de dieta funciona, abaixo você confere o cardápio da chamada dieta do leite:

1º dia: 6 copos de leite ao longo do dia (nas principais refeições ou quando sentir fome)

2º dia: 4 copos de leite ao longo do dia (nas principais refeições ou quando sentir fome) + 2 frutas à escolha

3º dia: Ao longo do dia todo: 2 copos de leite + 2 frutas + queijos à vontade

4º dia: Ao longo do dia todo: 4 copos de leite + 1 fruta + 1 bife grelhado de 100g

5º dia: Ao longo do dia todo: 2 copos de leite + 2 frutas + 1 ovo cozido + 1 bife grelhado de 100g a 150g

6º dia: Ao longo do dia todo: 2 copos de leite + 1 fruta + 1 ovo cozido + 1 bife grelhado de 100g a 150g + queijos à vontade

7º dia: Ao longo do dia todo: 3 copos de leite + 3 frutas

8º dia: Ao longo do dia todo: 2 copos de leite + 1 fruta + 1 bife grelhado de 100g a 150g + queijos à vontade

Este é apenas um dos cardápios da dieta do leite. Há outras versões na internet e em revistas, mas todos eles têm a mesma premissa: alimentação super restrita e consumo excessivo de leite. Colocamos o cardápio não como uma indicação de dieta, e muito mais como um exemplo de dieta que é extremamente prejudicial para a sua saúde e explicaremos quais os aspectos desta e de outras dietas da moda que fazem delas verdadeiros venenos para a nossa saúde.

Para explicar melhor a verdadeira farsa das dietas da moda, as nutricionistas Patrícia Alves e Nadya Coelho vão nos ajudar.

 “Nós, nutricionistas, já perdemos as contas da quantidade de dietas que são divulgadas todos os dias. Se elas realmente funcionassem, não existiriam tantos tipos e tantas pessoas que aderem e ficam tão frustradas com os falsos resultados! Enfim, se determinada dieta funcionasse mesmo, não seria necessário formular outra! Além dessas dietas serem prejudiciais à saúde”

“Elas não atendem às diretrizes de recomendações de nutrientes nacionais e internacionais. Os pacientes ou pessoas que aderem a esse tipo de conduta podem ter grandes prejuízos à saúde, até mesmo ganho de peso”,

A nutri Nadya destaca os principais riscos de aderir a dietas super restritivas, neste caso especifico a nova dieta do leite:

  • Anemia ferropriva;
  • Doenças do sistema imunológico;
  • Doenças do sistema gastrointestinal;
  • Fraqueza;
  • Dores de cabeça;
  • Dores no peito;
  • Cansaço excessivo;
  • Diminuição do metabolismo e transtornos alimentares.

Ou seja, não existe milagre quando o assunto é perder peso de maneira eficaz. Um profissional capacitado te indicará um cardápio equilibrado e saudável, levando em conta particularidades e restrições de sua saúde e os seus objetivos. É preciso consciência que qualquer mudança leva tempo para que o nosso corpo possa se adaptar e que o mais importante na vida é ter saúde.

Não comprometa a sua saúde nesta busca louca e desenfreado pelo corpo perfeito. Sua saúde agradece!