Como o limão pode ajudar o seu corpo a absorver mais ferro

Como o limão pode ajudar o seu corpo a absorver mais ferro

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O nosso corpo precisa de uma serie de vitaminas, minerais e nutrientes para funcionar da maneira correta. Muitos destes, conseguimos através de uma alimentação balanceada, enquanto outros são produzidos pelo nosso próprio corpo, porem em quantidade aquém ao desejado para o bom funcionamento.

Em outros casos, a absorção de determinada substancia é mais difícil, o que acaba gerando uma demanda por suplementação extra. Nestes casos, a maioria das pessoas recorrem a suplementos em capsulas e sintetizados em laboratório. Apesar de serem uma alternativa aceitável, porque não suplementar o que falta no organismo com alimentos naturais?

Se o seu problema for falta de ferro, antes de pensar em aumentar o consumo de alimentos ricos nele, como o feijão, que tal pensar em também adicionar alimentos que auxiliem a absorção desse ferro? O mais rico, e famosos deles é o limão. Além de melhorar consideravelmente a quantidade de ferro que o nosso corpo absorve, o limão ainda é riquíssimo em vitamina C, cálcio e magnésio. Ele é um antioxidante natural que vai proteger o seu sistema imunológico, evitando doenças e infecções.

Como o limão contribui para a saúde

A explicação por trás da melhora na absorção do ferro pelo nosso organismo com o consumo do limão, é que os sucos de frutas cítricas acabam por ajudar a segurar o ferro no corpo. Nessa lógica também pode ser consumido o suco de outros cítricos, como a laranja e a acerola, mas o limão é o que melhor cumpre esse papel.

Exatamente pelo pH cítrico do limão, ele ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, eliminando a flora bacteriana ruim. Ele ainda é um anti-inflamatório natural, que auxilia no combate a infecções de qualquer natureza, tanto interna quanto externas, por ter ação antibacteriana.

Porque o ferro é essencial ao organismo

O ferro é um dos minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo. Conhecido por muitos por causar quadros como anemia, fraqueza e cansaço extremo quando em falta, exatamente pois a grande função do ferro é facilitar o transporte de oxigênio pelo corpo.

Os alimentos mais ricos em ferro são as carnes vermelhas, feijões, vagens e ervilhas. O limão é uma ótima opção para vegetarianos suplementarem de maneira natural a falta desse mineral em suas dietas. Que tal apostar num delicioso molho de salada com limão, mel e iogurte? Além do ótimo sabor, a sua saúde vai agradecer!