Como prevenir e tratar as temíveis rugas na região da boca

Como prevenir e tratar as temíveis rugas na região da boca

Compartilhar

As rugas são o verdadeiro sinal da passagem do tempo. Com o envelhecimento, a pele de todo o rosto e corpo sofrem uma drástica redução na produção de colágeno e elastina, os grandes responsáveis pela elasticidade da pele. O resultado é uma pele flácida, como bolsas ao redor dos olhos e muitas rugas.

As rugas em geral se concentram na região ao redor dos olhos, popularmente conhecidas como pés de galinha. Já as rugas da boca também recebem um nome, o conhecido bigode chinês, que é aquela cava entre a região da boca e do nariz. A grande verdade é que as rugas como resultado do envelhecimento da pele são algo completamente natural. Todos nós, homens e mulheres estamos sujeitos ao passar dos anos e não tem nada de errado nisso.

Entretanto, o excesso de informação da mídia, na tentativa de impor um padrão de juventude eterna acaba por associar o envelhecimento a algo negativo, que deveria ser visto como apenas mais uma das fases pelas quais o nosso corpo passa. Independente do seu motivo, se as rugas na região da boca são um sofrimento para você, vamos esclarecer alguns dos principais tópicos do assunto.

Por que as rugas aparecem?

As rugas têm diversos motivos, graus e classificações. Entretanto, a mais comum são as rugas causas pela idade. É o diz a especialista, a cirurgiã membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a Dra. Ana Bernardi:

“Quando envelhecemos, a qualidade do nosso colágeno muda e a pele passa a ficar mais flácida”

As rugas podem aparecer tanto em camadas mais superficiais da pele (epiderme) como na camada mais profunda, a derme. Isso porque a pele já não acompanha mais o musculo como resultado da perda de elasticidade.

Como prevenir

Prevenção não deveria ser a palavra correta quando se fala em rugas. Isso porque prevenir algo que é irremediável é contra produtivo. O correto seria falarmos em atenuar as rugas ou retardar o seu aparecimento. Não importa o estilo de vida que você leve, em algum momento de sua vida as rugas irão aparecer.

Entretanto, algumas pequenas dicas podem ajudar a retardar o aparecimento das rugas, ou ainda deixar a pele muito mais bonita e saudável, mesmo com a presença delas:

  • Expressões no rosto: Evite movimentos muito bruscos no rosto na hora de expressar emoções. Sabe aquela cara fechada de preocupação o dia todo, com linhas na testa? Ou ainda o espremer os olhos para ler algo? É esse tipo de expressão exagerada e que pode ser evitada que falamos. Não estamos dizendo para ninguém se tornar um robô completamente sem expressão.
  • Proteção Solar: O uso do protetor solar especifico para o rosto é essencial não apenas para as rugas mas para prevenir o aparecimento de câncer de pele. Nas palavras da Dra. Ana, “A primeira regra é: protetor solar sempre! Independente de qualquer coisa. ”. Se você evita o uso do protetor por ter pele oleosa ou muito seca, o ideal é escolher um protetor especifico para o seu tipo de pele.
  • Hidratação: Hidratar a pele é o grande segredo de uma pele bonita e saudável. E não falamos apenas de cremes caros “Além disso, hidratação, que vai desde o creme básico até os antirrugas”. Por isso, mantenha uma ortina e hidratação da pele desde cedo. A mesma dica do protetor também vale para o hidratante: pessoas de pele seca devem optar por um hidratante mais consisitente e pesado enquanto as com pele oleosa devem optar por hidratante em gel, líquidos ou de consistência leve.