Como usufruir dos benefícios do colágeno para sua pele

Como usufruir dos benefícios do colágeno para sua pele

Compartilhar

Você com certeza já ouviu falar como o colágeno pode melhorar a sua pele, cabelos e unhas, mas ficou na dúvida de como ele funciona. A partir dos 30, é ideal consumir colágeno para manter a aparência da pele jovem e saudável. Mas, você sabe o que é o colágeno e o que ele pode fazer pela sua saúde e beleza?

Primeiramente, é preciso entender que o colágeno compõe a maioria dos tecidos e órgãos do corpo humano. Está presente na pele, cartilagens, ossos e tecido conjuntivo. Ou seja, é produzido naturalmente pelo corpo, mas também pode ser encontrado em alimentos como carne e gelatina, por exemplo, além de em cremes hidratantes e nos (hoje, famosos) suplementos alimentares (em cápsulas, em pó, entre outras formas).

Bruno Vargas, dermatologista graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e sócio proprietário da Clínica Inovatto (em Belo Horizonte), ressalta que na pele, o colágeno é responsável por conferir resistência e firmeza.

“Com o envelhecimento, a pele vai perdendo a capacidade de sintetizar as fibras colágenas, o que leva à perda de sustentação do tecido e ao aspecto envelhecido da mesma. O processo do envelhecimento da pele é acelerado pela degradação do colágeno e pela ação direta da radiação ultravioleta do sol e das fontes artificiais”

Benefícios do colágeno

Lilian Silva de Andrade, nutricionista da Nutri Factory destaca os inúmeros benefícios do colágeno, entre eles:  a função de contribuir com a resistência e estrutura para todo o organismo, além de proporcionar elasticidade aos tecidos, dando firmeza para pele, unhas, cabelos, cartilagem e tendões.

A nutricionista explica que, em cada parte do corpo, o colágeno irá atuar de uma maneira:

  • Ossos: melhora a firmeza
  • Articulações: é um lubrificante natural
  • Tendões: garante rigidez e forca
  • Fortalece unhas e cabelos
  • Atua na melhora da elasticidade da pele, contribuindo para a melhora da aparência da celulite e da flacidez
  • Perda de peso, pela sensação de saciedade

Por todos estes benefícios incríveis é que o mercado de cosméticos e suplementos de beleza tem visto o colágeno como um verdadeiro aliado da saúde e principalmente da beleza. Ele atua em várias frentes no corpo todo, para não só melhorar a pele e os cabelos como evitar o envelhecimento precoce das células do corpo.

Fontes naturais de colágeno

Mas, e como repor o colágeno de forma natural, evitando os suplementos e medicamentos de origem duvidosa? Lilian explica que os alimentos mais ricos em colágeno são aqueles de origem animal, como carnes vermelhas ou brancas, e as gelatinas incolores (que possuem menos toxinas).

  • Carnes vermelhas;
  • Peixes;
  • Ovos;
  • Leites e derivados como iogurtes (de preferência os menos gordurosos);
  • Queijos brancos (cottage);
  • Frango sem a pele.

“Uma dica superimportante: o colágeno irá atuar de forma mais efetiva e eficaz quando associado a uma alimentação saudável, ou seja, é indispensável o consumo de alimentos que sejam ricos em vitaminas e minerais como vitamina C e vitamina E, cobre, selênio, zinco e silício”, acrescenta a nutricionista.

Suplementação de colágeno

Entretanto, por muitas vezes a alimentação diária acaba não suprindo as quantidades ideais de colágeno. Nestes casos, e seguido de prescrição e acompanhamento de um médico ou nutricionista, o colágeno pode ser suplementado. Atualmente o mercado já tras esse produto em diversas apresentações: em pó, balas, chocolates, shakes, gelatinas, chás, iogurtes e cápsulas.

“Estudos comprovam que a forma em pó hidrolisada é a mais eficaz (cerca de 90% é absorvida), isso facilita a manter uma pele firme, devido ao processo de hidrólise. Uma pequena quantidade do produto contém uma maior concentração de colágeno puro e ele será totalmente absorvido pelo organismo. Uma das formas menos eficientes é a gelatina, que contém baixa concentração de proteína, além disso, é rica em açúcares, corantes e aditivos químicos”.

Se você optar pelo consumo em capsulas, uma ou duas capsulas por dia já são suficientes. Há ainda alguns cosméticos para a pele que contam com o colágeno em sua composição, mas a quantidade não é suficiente e nem todas as formulas conseguem chegar nas camadas mais profundas da pele para realmente fazer algum efeito.