Conheça as sementes de funcho e os seus muitos benefícios

Conheça as sementes de funcho e os seus muitos benefícios

Compartilhar

Famosa na tradicional medicina Ayurvedica, as sementes de funcho, ou como mais conhecidas no Brasil, sementes de Erva Doce são utilizadas de diversas formas. Elas tratam uma serie de problema de pele e fazem um verdadeiro Detox no corpo.

O nome funcho vem do antigo termo romano para essas sementinhas, o “Foeniculum”, que significa literalmente feno. Acredita-se que ela levou esse nome devido ao seu aroma fresco que se propaga no ar. O funcho também é famoso na milenar medicina chinesa, sendo usada para purificar o corpo e tratar picadas de cobras e outros insetos peçonhentos.

Benefícios da semente de funcho

As sementes de erva-doce são riquíssimas em antioxidantes, essencial para eliminar os radicais livres do corpo e combater o envelhecimento precoce das células. Ela também tem outros nutrientes que ajudam a controlar o apetite, acelerar o metabolismo e a queima de calorias. Por isso ela é um excelente aliado daqueles que querem perder peso, também por ser um ótimo diurético natural, um Detox 100% natural.

Para pele

A erva-doce é um poderoso anti-inflamatório e antisséptico, sendo indicada para reduzir inflamações na pele de qualquer natureza. Ela é especialmente benéfica para aqueles que sofrem de acne, por ser ao mesmo tempo um antisséptico e um anti-inflamatório de composição natural, por ter os poderosos limoneno e mirceno que são potentes remédios contra acne.

A erva-doce ainda ajuda a desobstruir os poros da pele, prevenindo o a[arecimento da acne. Ela alivia e refresca a pele que sofreu queimaduras solares, tranquiliza coceiras, além de reduzir consideravelmente a oleosidade da pele com acne e a aparência constante de poros dilatados.

Para os cabelos

Com ação anti-caspa, antibacterianas e anti-inflamatória, a erva doce é ótima para os problemas do couro cabeludo. Ela ajuda a selar a umidade nos folículos pilosos, evitando a queda de cabelo e o aparecimento de problemas como a caspa e a seborreia, causados por desequilíbrios no couro cabeludo.

Como preparar as sementes de funcho

No Brasil o principal uso da erva-doce é na forma de chá, para curar problemas intestinais e acalmar o corpo e a mente. Para uso na pele e nos cabelos, a preparação deve ser feita de forma diferente. Comece moendo as sementes com uma quantidade mínima de agua. A intenção é criar uma pasta.

Esta pasta pode ser aplicada como mascara no rosto para combater a acne, na pele para melhorar a aparência da celulite, ou ainda diretamente no couro cabelo para problemas de queda de cabelo e caspa.