Você vive sempre cansado, com dificuldades enormes para se concentrar em qualquer atividade? A insônia é sua companheira constante? Se você disse sim a algumas destas perguntas, você estar sofrendo de carência de magnésio.
A alimentação moderna, com base em alimentos e industrializados e fast-food acaba por não fornecer a quantidade mínima desse mineral para o nosso organismo. Uma pesquisa publicada pelo National Institutes of Health, nos Estados Unidos, revelou que os homens precisam de 400 a 420 mg de magnésio, enquanto as mulheres necessitam de 310 a 320 mg por dia.
Uma dieta, por exemplo, rica em açúcar refinado, carboidratos simples ou baseada em alimentos processados com certeza é deficiente em magnésio. Além disso, para garantir esse elemento, é preciso consumir grande variedade de legumes diariamente. Fuja de bebidas alcoólicas, antibióticos e diuréticos, pois eles impedem a boa absorção dos nutrientes.
Entretanto, o nosso corpo só retém de 30 a 40% do magnésio consumido, o restante é eliminado. Por isso, consumir a substância em excesso não tende a provocar problemas de saúde, pois o organismo expulsa tudo através da urina.
O magnésio estabiliza os nervos, relaxa os músculos e equilibra os batimentos cardíacos. Além do mais, também fortalece os ossos, regula a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue, favorecendo a produção de energia. Então, se você desconfia que sofre de deficiência de magnésio, melhore sua dieta. Abaixo estão os alimentos principais que devem ser consumidos para aumentar o nível de magnésio no seu organismo:
- Folhas verde escuro (espinafre, rúcula)
- Amêndoas
- Espinafre
- Acelga
- Feijões (o preto principalmente)
- Sementes de abóbora
- Abacate
- Figos
- Iogurte
- Banana
- Salmão
- Manteiga de amendoim
- Cacau/chocolate amargo
- Castanha de caju
- Coentro
- Manjericão
De preferência a consumir estes alimentos de origem orgânica, pois o que determina a quantidade de magnésio é a qualidade do solo, que é baixa no Brasil. Ou seja, qualquer alimento produzido no solo comum e com alto teor de agrotóxicos vai ser pobre em magnésio, mesmo sendo fonte principal desse mineral.
Se não for possível consumir os orgânicos, o ideal é suplementar o magnésio. Equilibrar os níveis desse mineral no organismo não é algo simples, pois as quantidades necessárias de magnésio variam não somente pelo sexo, mas também pela idade, peso, nível de atividade física e por ai vai. O ideal é sempre consultar um médico ou nutricionista que poderá recomendar os níveis indicados de magnésio para o seu caso especifico.