Conheça o Retinol, um incrível ativo para rejuvenescer e renovar a pele

Conheça o Retinol, um incrível ativo para rejuvenescer e renovar a pele

Compartilhar
retinol-belleza

O retinol é, sem dúvida, um dos ativos preferidos pelos dermatologistas em todo o mundo para promover uma verdadeira renovação na pele, melhorando a aparência de cicatrizes e da acne e rejuvenescendo a pele.

O seu sucesso começou nos anos 1990, por ser um ativo com diversas funcionalidades como: estimular a produção do colágeno pelo organismo, minimizar linhas de expressão e rugas assim como clarear e tratar a pele com acne.

No Brasil ele é conhecido como Vitamina A e passou a ser utilizado em muitos dos dermocosméticos vendidos no pais.  Quando utilizado na pele ele se transforma em ácido retinido dentro das células da pele.

retinol

A característica principal e mais marcante que tem garantido fama e adoração pelo Retinol é a estimulação da renovação celular.

Uma pele renovada tem mais luminosidade, textura firma e igual, com menos cicatrizes de acne e cravos visíveis. Ele também ajuda na redução dos poros abertos. Muitos ainda utilizam para tratamento corporal de cicatrizes e estrias, exatamente por sua capacidade de estimular o colágeno e melhorar a aparência geral da pele.

A Dr. Lilia Guadanhim, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD explica um pouco sobre a ação retinol:

“Ele ainda é uma das principais substâncias para amenizar espinhas, pois tem ação queratolítica (ajuda a remover a camada mais superficial da pele, que, muitas vezes, é a responsável por ‘entupir’ os poros), auxilia na penetração de outros produtos e ainda ajuda a reduzir a oleosidade da face”,

Se o seu problema é a acne adulta (também chamada tardia) o Retinol vai ser o seu novo aliado de beleza, com milhares de benefícios para a pele com acne:

  • Reduz o aparecimento de comedões e de lesões de natureza inflamatórias como espinhas internas;
  • Faz uma esfoliação mais leve, removendo todas aquelas células mortas da camada exterior da pele, fazendo com que outras substancias e ativos aplicados penetrem melhor na pele;
  • Tem ótimo efeito clareador, uniformizando a pigmentação da pele;
  • Estimula a produção da elastina e do colágeno, excelentes para suaviza marcas profundas e cicatrizes de acne;
  • Controla a oleosidade, reduzindo a aparência dos poros abertos.

Entretanto, por mais maravilhoso que o Retinol seja, somente é aconselhável o seu uso por determinação do seu dermatologista. Gestante, pessoas com pele sensível, rosácea e outras doenças dermatológicas devem evitar o retinol.

Outro ponto importante a se considerar é a intolerância do retinol ou Vitamina A com o sol (ele é fotossensíveis). Caso ocorra a exposição solar, os efeitos podem variar desde falta de eficácia do produto até manchas e despigmentação em determinadas áreas do rosto e do corpo.

Portanto, o uso de produtos à base de Retinol é somente recomendado no período noturno. A Dra. Lilia ainda frisa a importância do uso do protetor solar “ele é fundamental em qualquer ocasião, ele acaba sendo o único dermocosmético recomendado para uso diurno.”, comentou.