Conheça o truque da vovó para parar o soluço e se ele...

Conheça o truque da vovó para parar o soluço e se ele funciona de verdade

Compartilhar

Que as mães e avos de antigamente são cheias de truques e dicas incríveis para cuidar dos pequenos, todo mundo já sabia. Entretanto, nas últimas décadas, com o avanço da tecnologia e da medicina, muitas das novas mamães tem abandonado as receitas de família para cuidar da saúde dos filhos, principalmente dos bebes, acreditando se tratar de pura crendice de uma época que a medicina não acompanhava o desenvolvimento.

No contramão desse caminho, um truque bem antigo, para parar o soluço voltou a ser algo para curiosidade e ainda descrença de muitos. A atriz Barbara Borges foi a responsável por trazer de volta a discussão do truque da fita na testa para passar o soluço. Após publicar uma foto no seu perfil do Instagram seguido da legenda “quem nunca? ”, a mamãe do pequeno Theo Bem reascendeu a conversa.

E, ao contrário do que se imaginava, muitas novas mamãe recorrem sim a truques antigos. O mais incrível é que, de acordo a região do Brasil, a recomendação para parar o soluço é diferente. “Aqui no Maranhão é algodão com leite do peito”, “aqui em Salvador era um pedaço de linha vermelha”, “a minha família usa o pelinho do cobertor! ”.  Toda essa discussão levantou o debate: Será que o truque realmente para o soluço?

Superstição ou tem fundamento?

“O pediatra me falou que não é superstição, é porque esse local se relaciona com um importante nervo e quando colocamos algo frio, ele melhora esses espasmos do soluço”, comentou outra seguidora. “É só dar o peito para ele sugar, eu faço isso com meu filho e funciona. Ele toma o leitinho e o soluço passa”, acrescentou uma mãe.

Ainda que a dica possa funcionar em muitas vezes, o ato de soluçar é completamente involuntário. Ninguém soluça por que quer, e ninguém tem o controle de quanto começar ou parar os soluços. Ele também não é relacionado com a respiração. O soluço é uma contração do diafragma provocada pela irritação ou pela estimulação desse músculo, que ainda é imaturo.

O soluço acontece quando o diafragma e o pulmão perdem, por um pequeno tempo, a harmonia nas suas funções, como se eles estivessem se desencontrando. Mas tudo volta ao normal depois de alguns minutos e então o soluço para. Se o pedaço de algodão ou papel estiver na testa por isso, será pura coincidência.

Bebes, principalmente os nos primeiros meses de vida costumam soluçar com frequência. A posição da mãe e do bebe no momento da amamentação, ou ainda os ângulos da mamadeira influenciam a forma com que o bebe engole o leite. Muito ar significa a possibilidade de soluções, então a dica é sempre deixar a cabeça do bebe numa posição mais alta.