Conheça os benefícios da Arnica para a sua saúde

Conheça os benefícios da Arnica para a sua saúde

Compartilhar

A arnica e famosa como uma solução caseira para dores musculares e machucados. É muito comum achar cremes e géis de massagem com esse princípio ativo, para machucados e contusões. Eles dão uma sensação gelada e refrescante, que alivia contusões musculares. O mais famoso produto é o “doutorzinho” que você provavelmente tem em casa. Mas, você sabia que a Arnica é muito mais do que isso?

Roberto Debski, médico especialista em Homeopatia e Acupuntura pela Associação Médica Brasileira, psicólogo e coach e master trainer em Programação Neurolinguística, explica que a arnica é um fitoterápico – planta com propriedades medicinais –, utilizado pela medicina natural, fitoterapia, antroposofia e homeopatia, para uso interno e externo.

“Há cerca de 30 espécies de arnica, e as mais utilizadas e conhecidas são a arnica montana, a arnica chamissonis e a arnica brasileira, todas da mesma família de plantas, asteraceae”

Os compostos fenólicos e flavonoides presentes na placa arnica tem ótimos efeitos anti-inflamatórios e anti-radicais livres, favorecendo os processos de cicatrização, ação flebotômica ou de melhora da circulação venosa de retorno, e na diminuição de lesões aos tecidos. Se você não conhece a maravilhosa arnica, veja abaixo 05 benefícios incríveis para a sua vida que essa plantinha pode oferecer!

  1. Melhorar machucados e contusões: Com propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, anti-hemorrágicas e antissépticas, a arnica vem sendo usada há centenas de anos com a finalidade de minimizar rapidamente sintomas de machucaduras após batidas, cortes e acidentes de toda espécie. Por isso é tão comum aplicar um creme ou gel massageador com arnica após uma queda ou contusão.

  1. Melhora a tensão pós-traumática: A arnica também é muito utilizada antes e depois de cirurgias para ajudar a minimizar a tensão pós-traumática (hematomas e inchaços), muito comuns em qualquer tipo de cirurgia. É bastante comum o uso de produtos com base de arnica em massagens pré e pôs cirúrgicas.

  1. Nos dentes: Assim como no resto do nosso corpo, a arnica pode ser e já vem sendo utilizado por vários dentistas como aliado da cicatrização após algum procedimento. Ela é um anti-inflamatório natural que ainda diminui as temidas hemorragias bucais.

  1. Poder de cicatrização e ajuda na recuperação geral:A maior propagação da arnica foi no meio estético, nas clínicas de diversas especialidades, desde salões de beleza até centros de cirurgias avançadas. “Seu rápido efeito restaurador, diminuindo a dor, acelerando a cicatrização em menos de 1/3 do tempo, amenizando significativamente as cicatrizes das cirurgias plásticas em geral, deram a ela um lugar de destaque considerável. Crianças, idosos, gestantes, adolescentes, animais, plantas todos se beneficiam da sua capacidade de recuperação”.

  1. Reduz dores e inchaços:  Juliana Ponce, farmacêutica responsável da Meta Manipulação, comenta que o uso tópico da arnica é comumente indicado para reduzir inchaço e a dor causados por entorses, contusões, problemas musculares e articulares, e também por picada de inseto. Em relação ao uso interno, a arnica é utilizada como remédio homeopático para dores, contusões, artrites e reumatismo já a bastante tempo pela milenar medicina oriental, famosa pelo uso de remédios naturais em seus tratamentos.