Conheça os benefícios do Manjericão para incluir já em sua dieta

Conheça os benefícios do Manjericão para incluir já em sua dieta

Compartilhar

O manjericão é uma erva asiática, que conquistou o mundo através da culinária mediterrânea. Ele veio parar no Brasil junto com a colonização Italiana dos séculos 19 e 20. A famosa receita caprese de Tomate, queijo mucarela e manjericão é um famoso aperitivo Italiano que conquistou o mundo e fez a fama do manjericão.

Você pode encontrar o manjericão seco desidratado ou fresco. Sempre que possível prefira consumir as ervas aromáticas em seu formato fresco, pois o processo de desidratação pode causar a redução das suas propriedades naturais e óleos essenciais. Uma particularidade do manjericão é ser bastante sensível ao calor. Desta forma, a indicação é sempre colocá-lo na comida ao final da preparação.

Outra unanimidade culinária feita com o manjericão é o famoso molho pesto, feito com manjericão triturado, azeite de oliva e pinoli (uma espécie de castanha Italiana). Você sempre pode encontrar o molho pesto pronto, mas a receita é supersimples e o molho caseiro tem um gostinho especial.

Na Cozinha

A combinação perfeita do manjericão é com tomate, quer seja in natura ou no molho. Ele vai muito bem com cebola, alho, orégano e queijo, sendo essa a base da alimentação do italiano. Seu sabor levemente picante é uma delícia em molhos para massas e pizzas, receitas com ovos, sopas e carnes suaves como peru, frango e vitela e lombo de porco.

Apesar de bastante versátil, o manjericão tem um sabor delicado e que não combina muito bem com carnes de gosto muito forte, como as carnes de caca, pato e cordeiro. O sabor acentuado da proteína acaba ofuscando a suavidade do manjericão, que vira um coadjuvante no prato.

Saúde

O manjericão é rico nas vitaminas A, C, B1, B2 e B3, além de cálcio, fósforo e ferro. Ele é um antioxidante natural que atua evitando o envelhecimento precoce das células do corpo, livrando o seu corpo de toxinas e radicais livres que causam a morte e o envelhecimento de todos os tecidos do corpo.

Como plantar

O manjericão pode ser plantado em casa sem muitos problemas. Ele precisa apenas de um lugar quente e com bastante luminosidade. O manjericão não necessita de muita agua, não sendo indicada para ambientes externos. Na hora de colher, pegue apenas a folha e evite manipula-las em excesso, pois as folhas escurecem ao toque.