Conquiste cachos perfeitos com o vinagre de maca e papel toalha

Conquiste cachos perfeitos com o vinagre de maca e papel toalha

Compartilhar

Com o feminismo e a progressiva quebra de tabus e padrões de beleza inalcançáveis, os cabelos cacheados ou crespos estão voltando a aparecer. Aquela antiga ditadura da beleza de fios artificialmente lisos por meio de tratamentos mirabolantes com compostos químicos perigosos como o formol está com os dias contados.

Cada vez mais as mulheres estão assumindo os seus fios naturais, assumindo a sua beleza natural, independente de padrões impostos pela sociedade. Este processo de parar as químicas para assumir a beleza dos cabelos naturais é chamado de transição capilar e demanda muito cuidado e aceitação por parte da mulher.

No período em que os fios estão meio liso meio cacheados (ou crespo), muitas mulheres se utilizam de técnicas para manter o cacheado uniforme por todo o cabelo. As técnicas são muitas, assim como os produtos utilizados. A mais comum delas é chamada de fitagem, que consiste basicamente em umidificar o cabelo com um creme hidratante próprio e estimular a formação dos cachos com o movimento de enluvar os fios.

Graças a todo esse movimento, o mercado de beleza está atento aos desejos das mulheres e lança a cada dia novos produtos para cuidar dos caracóis. Hoje é possível encontrar todo tipo de produto: shampoo e condicionador especifico para os cachos, cremes de pentear e umectar, para facilitar a vida das mulheres.

Entretanto, junto com esse processo de aceitação dos fios e da beleza natural, muitas mulheres estão adotando técnicas livre de produtos químicos. Nessa onda que surgiram os produtos no poo e low poo, com pouca, ou nenhuma adição de sulfatos que são prejudicais para os fios. Outras recorrem a natureza (e a cozinha) para produtos naturais que ajudem a manter os cachos e os cabelos bonitos.

Vinagre de maca

Famoso pelas mascaras capilares caseiras, o vinagre de maca é um ótimo aliado das cacheadas e pode manter os fios mais saudáveis e brilhantes. Ele ainda é ótimo para manter o couro cabeludo saudável, dando adeus a temida oleosidade dos fios.  O hairstylist Rudi Werner, do Werner Coiffeur, no Rio de Janeiro ensina a técnica supersimples.

 “Coloque uma colher de sopa de vinagre de maçã em uma garrafa de água mineral e aplique a água no último enxágue do banho”,

Outra dica do hairstylist é utilizar o papel toalha para ajudar a formação dos cachos. Depois de lavar o cabelo como de costume, aplique um leave-in com alto poder emoliente e comece a desembaraçar os fios com um pente de dentes largos ou com as pontas dos dedos. Após esse processo, utilize um papel toalha para retirar o excesso de umidade dos cabelos.

“A toalha comum tira a água e o creme aplicado. Já o papel toalha irá retirar apenas a umidade e ainda ajuda a evitar o frizz, por isso é mais indicado”.