Cuidado com os cabelos Crespos

Cuidado com os cabelos Crespos

Compartilhar

Os cabelos crespos, ao contrário do que muitos acreditam, são bastante diferentes do cabelo cacheado e precisa de cuidados específicos. Pela classificação atual, os cabelos crespos são os da família 4 (4A/4B/4C e 4D), aqueles que já nascem em forma de espira, cacho ou z desde a raiz. Como os demais tipos, ele tem a sua particularidade, como já serem naturalmente mais opção, ressecados e secos, já que pelos cachos desde a raiz, a oleosidade natural da raiz não é distribuída proporcionalmente ao longo dos fios.

Outra particularidade dos frios crespos é o volume excessivo. Eles têm uma grande tendência ao frizz e são bastante sensíveis a mudanças de temperatura e principalmente de umidade. Mais difíceis de pentear, os fios crespos são em geral superfinos e embaraçam com maior facilidade, sendo necessário pentear com os fios molhados e claro, bastante paciência para desfazer os nos sem quebrar os fios. Alguns dos cuidados especifico por aquelas que tem estes fios, são:

  • Temperatura da água: Lave os fios de preferencia com agua morna ou fria, pois quanto mais quente a agua, mais os fios ficarao ressecados.
  • Massagem: Massageie o couro cabeludo durante a lavagem, para estimular a produção de sebo protetor nos cabelos. Isso também proporciona melhor higienização dos fios.
  • Não penteie a seco: Procure pentear e desembaracar os fios no momento da lavagem, para manter os cachos intactos e evitar quebra dos fios quando for desembaracar. Inicie o pentear pelas pontas, seguindo para a raiz. De preferencia a pentes com lentes largos para evitar desfazer os cachos.
  • Hidrate sempre: Por serem bastante frageis, os fios crespos tambem devem ser hidratados toda semana. Produtos com silicone, colágeno e de elastina, proteínas, óleos e extratos vegetais, ceramidas e vitamina E, que repõem nutrientes e ajudam a unir as pontas duplas.
  • Aposte num bom corte: Um bom corte pode ser determinante para a beleza dos fios, principalmente no quesito controle de volume. O corte regular, alem de manter os cabelos estiloso, remove as pontas ressecadas e duplas.
  • Se alimente bem: Um dieta rica em nutrientes e equilibrada no consumo de proteinas e gorduras boas e com alta ingestao de agua não vai apenas te manter saudavel. Os seus cabelos, pele e unha ficarao muito mais bonitos.
  • Co-wash: Aposte nas tecnicas queridinhas do momento, como o lo-poo, low-poo ou o co-wash, que não utiliza de silicone e sulfatos para lavar os fios. Os cabelos, principalmente os crespos tem muito a ganhar com estas tecnicas que agridem muito menos os cabelos do que a lavagem com shampoo regular.

Lavagem dos Fios

 

Na hora da lavagem, o ideal é investir no shampoo sem sal, específico para esse tipo de cabelo. Os cabelos submetidos a processos químicos podem utilizar uma linha de manutenção própria para fios crespos à base de oleo de tea three ou melaleuca, que, além de ser um anti-séptico natural, restaura e equilibra a oleosidade dos cabelos. Os shampoos livres de sulfato também vão ajudar a ressecar menos. O uso do condicionador é essencial, pois hidrata e anula a tensão eletrostática dos fios, que deixa o temido frizz quando secos. Utilizar o produto condicionante que compõe o kit específico de shampoo sem sal é a maneira mais eficaz para manter a beleza dos cabelos.

 

Finalização

 

Após aplicar o creme de pentear nos fios, deixe-os secar naturalmente. Então, para ajudar a prevenir o ressecamento, utilize produtos complementares como um gel hidratante e spray intensificador de brilho. Depois de secos e modelados, podem restar alguns fios arrepiados. Por isso, use finalizadores como pomadas, ceras ou silicone para reduzir o frizz. Basta espalhar uma pequena dose do produto nas palmas das mãos e distribuir nos fios. Os movimentos devem ser suaves do comprimento em direção às pontas.