Cuidados com a pele oleosa

Cuidados com a pele oleosa

Compartilhar
pele oleosa

 Ao contrário do que a maioria das mulheres acredita, a pele oleosa precisa sim de hidratação.

Aquele aspecto brilhoso, com bastante viço e tônus confunde as mulheres que possuem esse tipo de pele que acabam por desprezar essa etapa fundamental que é a hidratação.

Para cuidar bem da sua pele oleosa é preciso adequar produtos próprios a sua rotina de beleza, lembrando sempre de consultar um dermatologista.

Ele é o especialista que vai dizer precisamente o que a sua pele necessita para se manter bonita e saudável.

A limpeza é o primeiro e mais importante passo para a pele oleosa. No mercado existe uma gama extensa de sabonetes de limpeza especificamente formulados para as peles oleosas.

De preferência a produtos com a textura de gel, que tem maior poder de limpeza e não são agressivos com a sua pele. Muitas pessoas cometem o erro de utilizarem sabonetes a base de enxofre ou compostos agressivos para tirar o óleo da pele.

O óleo é bom e deve ser mantido, pois é ele que mantem o tônus e aquela aparência jovem e saudável da pele oleosa, que demora muito mais a mostrar os temíveis sinais do envelhecimento, como rugas e linhas finas.

O segredo é o equilíbrio. Escolha um sabonete leve e que irá reduzir e não retirar a gordura presente na pele. Vale atentar que se sua pele tiver tendência a acne um produto próprio deve ser utilizado.  Lembre-se de utilizar o sabonete próprio 2 vezes ao dia, pela manhã e noite.

O excesso de limpeza também é prejudicial, causando o efeito rebote.

Por faltar óleo na pele após a limpeza excessiva, o organismo produz uma quantidade maior de óleo para suprir essa ausência.

A hidratação é a segunda etapa da rotina de beleza da pele oleosa e não deve ser desprezada. Sim, a pele oleosa precisa de hidratação tanto quanto qualquer outro tipo. Mais uma vez, o segredo está no uso de produtos específicos.

Se você não acredita, faça um simples teste: limpe bem o seu rosto com sabonete e não aplique nada. Acompanhe em quantos minutos aquela sensação de pele oleosa vai surgir.

Agora repita o teste aplicando um hidratante especifico após a limpeza. Com certeza a sensação de pele limpa e seca vai durar muito mais tempo, pois a falta de hidratação também aumenta a produção de óleo.

Consulte o seu dermatologista para escolher o melhor hidratante para a sua pele, sempre preferindo produtos oil-free, de consistência leve em forma de gel ou sérum que são facilmente absorvidos pela pele.

Outra etapa muitas vezes ignorada pelas pessoas de pele oleosa é a proteção solar. Sim, a pele oleosa é mais resistente aos raios solares e a pele morena mais ainda.

Entretanto, não basta contar com essa proteção natural. É preciso sim investir em um excelente protetor solar livre de óleo (oil-free) para se manter protegida o dia todo.

Vale lembrar que após 4 horas o protetor oxida então é necessário reaplicar o produto em todo o rosto. Invista em uma porção generosa equivalente a uma colher de chá de protetor solar para todo o rosto!

A esfoliação, se feita com cuidado e 1 a 2 vezes por semana também é um ótimo aliado para a saúde da sua pele. Ela elimina as celular mortas nas camadas superficiais da pele, promovendo a renovação celular e uma pele mais limpa e saudável.

Invista em esfoliantes leves ou na mistura natural e caseira de mel com açúcar para ter uma pele mais viçosa e naturalmente bonita.

A última etapa é a maquiagem e há uma série de truques e produtos específicos para fazer aquele make maravilhoso durar na sua pele.

Invista em um bom primer, que é a base de qualquer boa maquiagem. Outra dica são os lenços anti-oleosidade que podem ser utilizados ao longo do dia para renovar a maquiagem e retirar aquele aspecto seboso. Basta pressionar no rosto e ver a oleosidade ser sugada.