Cuidados essenciais para as mãos

Cuidados essenciais para as mãos

Compartilhar

As mãos são uma das partes mais visíveis e que mais utilizamos do nosso corpo. Nos comunicamos com as mãos. Elas estão sempre a vista, usamos para tudo no nosso dia a dia, e como o restante da nossa pele, elas envelhecem e são as primeiras a mostrar os temíveis sinais da idade. A pele das mãos está mais sujeita a sol, frio, poluição, mudanças de temperatura e de ambiente. Com isso, ela perde o brilho e a elasticidade da pele, sendo mais passiveis aos efeitos do tempo do que o nosso rosto, ou pele no geral.

Claro que não podemos frear o envelhecimento da nossa pele, mas com as devidas precauções, podemos sim preservar a saúde e beleza de nossas mãos por muito mais tempo. O dorso das mãos tem a pele fina, delicada e com pouca quantidade de glândulas sebáceas, o que as tornam muito sensíveis à desidratação

Muitas mulheres temem mostrar as mãos pois elas são sinais inegáveis da idade. Há uma infinidade de tratamentos e plásticas para reverter o envelhecimento do rosto, mas não há cirurgia plástica para rejuvenescer a pele da mão. Por tudo isso, é extremamente importante cuidar diariamente das mãos desde cedo.

Hidratação das Mãos

A hidratação ameniza o ressecamento e cria uma barreira protetora da pele. Os cremes hidratantes formam um filme delicado e perfumado em sua pele, mantendo-a hidratada. Eles proporcionam maciez e suavidade mesmo às peles mais secas.  O principal cuidado que devemos ter com as mãos é a proteção contra as nocivas radiações solares, fazendo o uso adequado de filtro solar.

ssim, é possível prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento causado pelo sol. Dicas para Manter as Mãos Saudáveis

  • Hidrate as mãos com cremes específicos diariamente.
  • Use filtro solar diariamente no dorso das mãos, afinal, ela é uma das regiões mais expostas ao sol.
  • Use luvas ao lavar louças ou sempre que entrar em contato com produtos de limpeza, pois estes agridem e ressecam as mãos.
  • Evite roer as unhas e mantenha-as limpas, pois além de deixá-las feias, bactérias e outros organismos podem se depositar embaixo delas.
  • Esfolie as mãos a cada 15 dias para remover as células mortas.
  • Evite produtos químicos que podem causar irritações e alergias e podem surgir vermelhidão, coceira, descamações e rachaduras nas mãos.
  • Para tirar o esmalte, prefira sempre removedores mais suaves, livres de acetona. A substância resseca e enfraquece as cutículas. Os removedores em forma de lencinho costumam ser adequados. Ao retirar o esmalte com removedor, lave as mãos.
  • Utilize álcool gel apenas quando necessário. O uso ininterrupto pode gerar ressecamento, coceira e vermelhidão.

Esfoliação das Mãos

Pele ressecada é pele morta, sem vida. São as células mortas que ficam na superfície e devem ser removidas, mas sem agredir a pele. Esfoliantes também são ótimos para estimular a produção de colágeno e deixar a pele acetinada. O uso do esfoliante vai depender do poder de abrasão que possui. Ele deve ser utilizado uma vez por semana, e deve ter um poder abrasivo médio com partículas pequenas.

Receita Natural para Esfoliar as Mãos

  • 1 colher de óleo de amêndoas
  • 1 colher de um agente esfoliante (argila, fubá, sal, farinha de aveia)
  • 1 colher de creme hidratante

Modo de Preparo

Misture os ingredientes e passe o preparado nas mãos, massageando com movimentos circulares e suaves. Enxágue bem. Em seguida, aplique uma loção ou creme hidratante, de preferência com filtro solar para evitar manchas.