Dermatologista esclarece receita polemica com clara de ovo para manchas no rosto

Dermatologista esclarece receita polemica com clara de ovo para manchas no rosto

Compartilhar

A dica de usar clara de ovo para hidratar e melhoras as manchas no rosto é bastante antiga. Desde a época das nossas avos e mães que a receitinha é difundida entre as mulheres, numa época em que a indústria cosmética não era tão avançada quanto hoje, que temos um creme especifico para cada área do corpo, para um benefício especifico.

Apesar de a clara de ovo ser rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, será que o seu uso realmente funciona para manchas na pele? Ela é altamente indicada para reduzir a oleosidade do rosto, além de ter um efeito tensor, esticando a pele superficialmente. Para investigarmos a veracidade desta receita, teremos a ajuda da Dra. Rossana Vasconcelos, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Benefícios do uso da clara de ovo

Lifting natural

Uma das principais propriedades da clara do ovo, que acabou por difundir o seu uso na pele do rosto foi o efeito lifting. Isto é, o uso da máscara de clara de ovo dá um efeito tensor na pele, uma espécie de esticada. Desta forma, a aparência de rugas e linhas de expressão fica mais leve e menos visível, entretanto, infelizmente esse efeito é temporário, uma vez que melhora das rugas somente através de procedimentos e cremes com efeito preenchedor. Uma vez retirada a clara de ovo do rosto, o efeito lifting desaparece.

Anti-oleosidade e cicatrizante natural

As propriedades do ovo, em especial da sua clara que contem albumina, ajudam a acalmar a pele, funcionando como um cicatrizante natural. Ela melhora a vermelhidão e inflamação das espinhas. Já o efeito tensor é ótimo para evitar o aparecimento da oleosidade excessiva na pele.

Rejuvenescedor

A clara de ovo é rica em minerais como o zinco e o selênio, além de ter uma serie de vitaminas que possuem antioxidantes naturais. Estes antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento precoce da pele por evitar a ação dos radicais livres.

Clara de ovo + Amido de milho

A dica para potencializar ainda mais os ótimos efeitos da clara de ovo para a pele do rosto é usa-la em conjunto com o amido de milho. Este é ótimo para acalmar a pele, reduzindo a coceira, ardência e a inflamação. Para tanto, basta combinar os dois ingredientes até formar uma pasta e aplicar no rosto como de costume.

Clareia a pele?

Por mais que a máscara com a clara de ovo seja ótima para a saúde da pele do rosto, principalmente por ser um ótimo hidratante natural, não há evidencia sobre o efeito clareador. Não há nenhuma substancia na composição da clara de ovo que ajude a clarear manchas de espinhas, melasmas ou outras manchas.

A clara de ovo pode fazer mal?

Não. Não há nenhuma contraindicação ao uso da máscara de clara de ovo, pelo contrário. Apesar de não clarear a pele diretamente, a hidratação e efeito calmante que ela promove são ótimos para a pele. A única recomendação é que, pessoas com pele sensível evite o uso desta mascara mais de duas vezes por semana. Pessoas com alergia alimentar a ovo não devem fazer uso dessa máscara facial.