Dicas de beleza do tempo da Vovó

Dicas de beleza do tempo da Vovó

Compartilhar

Toda avó além de bastante cuidadosa com os seus netos, sempre tem umas dicas e jeitinho para fazer determinadas coisas. Desde levar o guarda-chuva porque vai chover até os segredos mais inusitados de beleza, nossas avós sempre nos ensinaram dicas infalíveis para sobrevivermos ao dia a dia. Não à toa, elas viveram muito e sabem o que é certo ou errado só pela experiência.

A verdade é que tanto a moda quanto a beleza mudaram bastante desde o tempo das nossas avós. Os produtos e tratamentos disponíveis são outros, a variedade é muito maior do que elas tinham. Mas, você sabia que muitas das técnicas e receitinhas das nossas queridas avós para se manterem lindas ainda são super válidas?

Que tal pôr em pratica alguns dos truques e experimentar como era a beleza nas décadas passadas? Se sua avó está certa em tudo, porque não no quesito beleza? Além de ser uma ótima experiência para descobrir como usar produtos simples e baratos que você já tem em casa para ficar mais bonita ainda!

Tonico facial de legumes

Os pepinos nas olheiras já são famosos, mas você sabia que outros legumes podem ser ótimos para a nossa pele? A água de cozimento do repolho, espinafre, couve ou brócolis, pode servir como um excelente tônico para a pele. Segundo a dermatologista Gabriella Vasconcellos, da Clínica Goa Health Club, “esses vegetais contêm ácidos que diminuem o inchaço e a retenção de líquido na região dos olhos, melhorando e muito as olheiras”. De acordo com a especialista, a eficácia é maior com a união de uma noite bem dormida e de uma alimentação balanceada.

Como fazer: Após cozinhar os vegetais, leve a água de cozimento à geladeira. Quanto atingir uma temperatura baixa o suficiente, aplique o líquido na pele.

Tchau olheiras com batatas

Você já cansou de tentar vários corretivos para amenizar as olheiras e sempre acabar como uma panda? Então aposte nas batatas.  Elas possuem propriedades calmantes que vão diminuir as olheiras e melhorar o aspecto do rosto, principalmente quando geladas, já que os “vasinhos” da região ficarão diminuídos, melhorando seu visual.

Como fazer: Amasse uma ou duas batatas inglesas, até formar um papa, gele-as e aplique na região por cerca de 15 minutos. Ela em fatias também funciona, mas vale trocar o pedaço a cada 5 minutos para se manter sempre gelado e garantir que estejam geladinhas.

Fronhas de Seda

Antigamente diziam que o algodão das fronhas faz com que nosso rosto seja repuxado, o que ocasiona rugas. Já Gabriella sugere que a informação é um mito: “rugas são ocasionadas apenas pela idade ou por manchinhas de sol excessivas”. Além de ótimas para o rosto, as fronhas de tecidos mais suaves como seda ou cetim são excelentes para os cabelos, por evitar a estática do tecido mais grosso o que acaba arrepiando os fios.

Como fazer: Use fronhas com tecidos mais suaves, como a seda ou cetim.

Fixe a maquiagem com Gelo e Agua de flor de laranjeira

De nada adianta caprichar no make para sair de casa arrasando e acabar derretendo pela noite. Para fixar a maquiagem, a técnica das vovós era bem interessante. Você pode usar cubos de gelo ou agua de flor de laranjeira para segurar a maquiagem para arrasar a noite toda!

Como fazer: Passe água de flor de laranjeira no rosto e deixe secar. Com o gelo, basta passar o cubo no rosto todo antes da maquiagem, enxugando com um papel absorvente e aí sim aplicar a maquiagem da maneira normal.

Agua gelada para fechar os poros

Poros abertos são um sinal de rosto cansado e com falta de hidratação. Além de darem uma aparência ruim, eles diminuem a duração da maquiagem por acelerar o aparecimento da oleosidade. A dica é utilizar agua gelada para fechar os poros. “O mais importante é saber que a água gelada deve ser aplicada ao rosto depois que ele estiver 100% limpo, com sabonete facial e os tônicos de limpeza”, indica a especialista.

Como fazer: Encha uma bacia com água gelada e cubos de gelo. Coloque o rosto na bacia, mantendo-o no lugar de 8 a 10 segundos. O frio é suportável, basta pensar nos resultados!

Esfoliação Natural

Como a oferta de cosméticos não era grande, a solução era se virar com os ingredientes da cozinha. Para a esfoliação da pele e do rosto, “ingredientes como açúcar, azeite de oliva e fubá podem ser utilizados como esfoliantes caseiros para o corpo, por possuírem poderosos antioxidantes e minerais, mas é preciso que a paciente consulte seu dermatologista para saber a necessidade de cada caso”.

Como fazer: Faça uma mistura de açúcar e azeite de oliva ou de coco, na proporção de 2 para 1. Aplique no rosto fazendo movimentos circulares suaves, lavando com água morna no final do processo.

Pontas saudáveis com Azeite

O segredo para manter as pontas dos cabelos sempre bonitas e saudáveis é, sem dúvida o corte regular. Mas, com o passar do tempo elas se tornam ressecadas, duplas e sem vida. Para deixar o cabelo com o aspecto saudável, os nossos avos utilizavam o azeite de oliva. Cuidado para não exagerar no produto porque ele “pode causar um caimento pesado ao cabelo, criando uma espécie de ‘engorduramento’ do fio”, sugere a especialista.

Como fazer: Aqueça um pouco do azeite no micro-ondas e aplique nos cabelos deixando por 20 minutos. Depois basta enxaguar. Os seus fios estarão brilhantes e macios e sem oleosidade!