Dicas de saúde para o cotidiano

Dicas de saúde para o cotidiano

Compartilhar
dicas-de-saude

Para quem busca um estilo de vida saudável, não é segredo nem novidade que a fórmula ideal – ou mínima, é bastante simples:

Alimentação equilibrada; exercícios físicos regulares; bom sono; muita hidratação.

Porém, para muitas pessoas, conseguir encaixar todos esses quesitos numa rotina cheia pode ser um verdadeiro desafio.

E para quem mora longe de onde estuda ou trabalha, saindo de casa muito cedo e chegando muito tarde? E para quem tem pouco tempo livre para as refeições?

Se deseja iniciar uma reabilitação em sua vida, com a inclusão de práticas físicas e novos hábitos alimentares, mas não faz ideia de como começar, dê uma olhada nessas dicas.

Acorde mais cedo

Se você trabalha ou estuda muito, fica muito tempo fora de casa, e o cansaço é tanto ao fim do dia que não sobra energia alguma, experimente acordar um pouco mais cedo para se exercitar.

Pode ser, no começo, apenas uma caminhada de meia hora. Após caminhar, siga a rotina normal do seu dia. Pode ser uma boa maneira de você acostumar corpo e mente a despertar mais cedo.

Aos poucos a caminhada não cansará, e você naturalmente intensifica o exercício. Você pode experimentar transformar a caminhada numa corrida; ou trocar por outro exercício que prefira, até mesmo dentro de casa.

Exercícios pela manhã deixam o dia muito mais prazeroso, pela liberação de endorfinas, e pela noite tendemos a dormir muito melhor. Além disso, trabalhamos a disciplina. O bom também é que, ao fim do dia, a missão já foi cumprida – não há possibilidade de desistir ou adiar pelo cansaço.

Faça sua comida

Faça marmitas saudáveis para levar durante o dia – uma bolsa térmica pode vir a calhar para manter verduras frescas.

A onda da salada no pote é excelente para isso. Tire um dia para organizar suas refeições, faça cardápios, e durante a semana basta seguir o que já foi separado, montar sua marmita e resistir às tentações das lanchonetes ao longo do dia. Assim você economiza dinheiro e também vai reeducando sua alimentação.

Tome muito cuidado com a cafeína

Além de elevar o cortisol, aumentando o estresse durante o dia, ela faz com que fiquemos muito ansiosos.

E, normalmente, a ansiedade faz com que se coma bobagens e em maior quantidade do que precisamos.

Mude pequenos hábitos do seu dia

Experimente parar de adoçar bebidas. Troque refrigerantes por sucos naturais. Proponha-se o desafio de apenas usar escadas, nunca elevadores. Desça do ônibus alguns pontos antes do destino para estimular a caminhada.

Planeje sua rotina e siga-a de forma estrita – coloque alarmes no celular, se necessário. Resista à tentação de dormir tarde, assim seu dia terá muito mais vigor e você não terá problemas para acordar cedo e começar o dia optando pela saúde.

Beba mais água 

Sempre tenha uma garrafinha cheia de água com você. Dois litros por dia é uma meta inegociável!

Com essas pequenas mudanças você vai engatando num novo modo de vida, e suas mudanças vão aparecendo de forma natural. O melhor jeito de lidar com essas mudanças também virá naturalmente.

O que parecia impossível, como acordar às 5h30 para fazer pilates ou yoga antes do trabalho, de repente parece viável e delicioso.

O que importa é fazer o que está ao seu alcance. Toda mudança é importante e faz muita diferença. Experimente começar já!