Dicas imperdíveis para aprender a escolher e aplicar o perfume

Dicas imperdíveis para aprender a escolher e aplicar o perfume

Compartilhar

Todo mundo gosta de um bom perfume, mas a tarefa de escolher uma fragrância para chamar de sua não é nada fácil. As opções são muito variadas: cítricos, doces, amadeirados, orientais. Isso sem contar as notas de entrada, as de corpo e as de saída. Algumas fragrâncias ainda são indicadas para usar de dia, enquanto outras de noite.

Nessa verdadeira batalha para escolher o perfume ideal, acabamos por nos enganar e muitas vezes comprar perfumes que não nos agradam. As razoes são várias, desde pressão do vendedor ou da loja, até a mistura de tantos cheiros que fica difícil identificar qual é qual. Se você passa por esse problema, vamos te dar dicas práticas para te ajudar a escolher o perfume perfeito.

Como acertar na escolha do perfume?

A primeira coisa a ter em mente é que o perfume deve te agradar e não a outros. Muitas pessoas (principalmente mulheres) acabam não usando o perfume que gostam por desgosto do companheiro por fragrâncias doces, por exemplo. Entretanto, tenha sempre em mente que quem vai usar o perfume e lidar com o seu cheiro por longas horas é unicamente você.

No momento da escolha, comece fazendo o teste do perfume na tira de papel distribuída pela loja. Caso tenha te agradado, experimente o perfume no punho ou dobra dos braços (locais com muito atrito). O grande segredo está em esperar a fragrância “assentar” e reagir com a sua pele. Apenas após alguns muitos que você sentirá como o perfume vai ficar em você. É o que indica a terapeuta floral Marcia Rissato

“Além de cheirar, experimente na pele os aromas preferidos. Lembre-se de que durante o dia ele se modifica”.

O ideal seria resistir ao impulso e não comprar o perfume na hora, esperando como ele vai se comportar em locais diferentes, com diferenças de temperatura e vento. Há ainda os casos onde o perfume que de início parecia uma delícia te da enjoo ou dor de cabeça. O verdadeiro cheiro, ou corpo aromático do perfume só pode ser percebido após 40 minutos a 1 hora.

Então experimente o perfume na pele, saia da loja e vá para um local neutro de cheiro. De uma volta, veja como você se acostuma a aquela fragrância. Se mesmo após algum tempo o cheiro te parecer agradável, aí sim você deve adquirir o perfume. Esse teste também é ótimo para avaliar a fixação da fragrância. O primeiro cheiro que sentimos são apenas as notas de saída, por isso é essencial esperar para que a fragrância tome corpo antes de comprar.