Dicas para fazer o maridão ajudar na arrumação

Dicas para fazer o maridão ajudar na arrumação

Compartilhar

Aquela história antiga de que mulher é que tem que ser dona de casa já é um mito. Hoje, mais de 85% das mulheres tem empregos externos, sendo que a maioria delas ainda se declara a única responsável pelos afazeres domésticos. As mulheres gastam em média 20 horas semanais para manter a casa, roupas e comidas bem arrumadas.

Entre os homens, o percentual, logico, é muito mais baixo. Apenas 45% deles disseram que se dedicam a cuidar na casa, por em média 9 horas semanais. Ou seja, mais uma vez o trabalho doméstico acaba recaindo nos ombros da mulher. O pensamento machista de muitos homens é que ajuda a propagar essa situação comum nos anos 40 ou 50 onde as mulheres ficavam em casa para cuidar dos filhos, mas que não cabe mais com a independência conquistada por elas.

Para alguns casais essa falta de divisão das tarefas domesticas acaba criando muita briga e discursão. Elas reclamam que eles não ajudam em nada, ou pior, que só atrapalham, enquanto os homens se queixam que as mulheres são muito detalhistas, exigentes e que reclamam de tudo! E agora, como resolver essa situação? Vamos dar algumas dicas para fazer com que o maridão ajude na limpeza da casa!

Divisão das tarefas

Temos que encarar que as tarefas de casa têm que ser divididas de forma igualitária, de uma maneira que seja justo para as duas partes. Temos muito a concepção do homem “ajudar”, enquanto o correto seria dividir mesmo. Vocês podem organizar a divisão das tarefas por coisas ou ambientes específicos como: uma limpa a cozinha e o outro o banheiro, ou ainda alguém é responsável por lavar e estender as roupas enquanto o outro passa o aspirador na casa.

Boa orientação

Tente não ficar agressiva e nervosa na hora de dividir e de fazer as tarefas. Seja bastante objetiva com o seu parceiro, sem ser grossa. É uma pena, mas os homens não têm o mesmo pensamento e percepção que nós, mulheres temos da limpeza e organização da casa. Então, o que para você parece bagunçado, para ele não está. Vale dizer exatamente o que espera que ele faça na arrumação da casa.

Critique Menos

Por natureza as mulheres são muito mais perfeccionistas que os homens. Enquanto isso, eles reclamam que as esposas sempre criticam e querem tudo muito perfeito. O fato é que sempre há como melhorar, mas não podemos exigir que o outro faça exatamente do nosso jeito.

A dica é, principalmente no começo, tenha paciência com ele. Muitas vezes a limpeza não vai sair como você queira, até ele entender qual são as suas reais tarefas. Seja menos crítica, reclame menos. Pense nos pontos positivos, de que apesar de não ter ficado perfeito, ele começou a fazer as tarefas também. É uma questão de tempo e paciência para ensonar a ele como fazer as tarefas de casa, que até poucos anos atrás eram únicas das mulheres.