Dicas para se manter hidratado durante o verão

Dicas para se manter hidratado durante o verão

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O verão é uma época deliciosa do ano. No geral tiramos as mais do que merecidas férias e o desejo da maioria é o mesmo: ir para a praia. Entretanto, este período de altas temperaturas necessita de uma série de cuidados com o corpo e entre eles o principal é a hidratação. Devido ao calor, nosso corpo perde muita agua e a desidratação vem junto com a insolação e o abuso da exposição solar.

Na média o corpo de um adulto perde 2 litros de agua todo dia, através do suor, fezes e urina. Por isso é tão essencial a recomendação médica de consumir no mínimo esta quantidade de agua, para manter os níveis de agua do corpo equilibrado. Ao contrário do que se pensa, não são apenas os alimentos na forma líquida os que hidratam o organismo. Existe água em todos os alimentos, sendo que em alguns as concentrações são bastante altas.

Nas perdas provocadas pelo suor, além da água perdem-se também sais minerais — principalmente sódio, o qual necessita ser reposto. Por isso é necessário repor não somente a agua (quer em estado líquido ou através de alimentos) mas também os nutrientes perdidos. No verão, a transpiração aumenta, aumentando consequentemente a perda dessa hidratação que é tão importante.

Por isso é comum nesta estação os quadros de desidratação, que é bastante perigoso e, em casos extremos, pode ser fatal. A água é essencial em todos os processos metabólicos vitais para o organismo, uma vez que este é formado por aproximadamente 70% de agua. Para que você possa curtir o seu verão com muita saúde, vamos dar dicas de como se manter hidratado durante esta estação.

Água

Essencial para a saúde do organismo, equilibrando-o. A água ajuda-nos a digerir e absorver alimentos com mais facilidade. A água também diminui a densidade do sangue deixando-o mais liquido e fluido, ajuda a desinchar o corpo, regula a temperatura, reduz infecções, evita a celulite e desintoxica o organismo de forma natural. No verão, aumente a ingestão diária de agua. A dica é sempre ter uma garrafinha de agua na bolsa, na mesa do trabalho e no carro, para lembrar sempre de beber agua.

Água de Coco

Uma verdadeira delicia dos países tropicais como o Brasil, ela é refrescante e ótima para a saúde, por ser rica em sais minerais e nutrientes. Em 100 ml apresenta cerca de 250 mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 105 mg de sódio (metade do valor recomendado por dia), além de boas doses de cálcio, magnésio e vitamina C. Ela é considerada isotônico natural, que promove a reposição natural dos líquidos, vitaminas e sais minerais perdidos ao longo do dia.

Melancia

Pouco calórica e diurético natural, a melancia dá ânimo e previne problemas cardiovasculares. Composta por 90% de água, também refresca, hidrata o corpo e — o mais gostoso de tudo — não engorda. Ela ainda tem altas quantidades de vitamina C, carboidratos bons e potássio, além do licopeno com função antioxidante.

Sorvete

Não temos dúvida que os sorvetes e picolés são a cara do verão. Eles são uma ótima opção de se refrescar de maneira gostosa. Entretanto, de sempre preferência aos sorvetes e picolés de fruta, com pouco açúcar e leite em sua composição. As famosas paletas mexicanas são uma ótima opção, que você pode incluir no seu dia-a-dia, mesmo fora da praia.