As dietas mais populares

As dietas mais populares

Compartilhar
dietas

Os anos passam, décadas vêm e vão, e a vontade de emagrecer perdura. Com isso, dietas das mais malucas às cientificamente embasadas surgem, caem, enquanto outras curiosamente perduram.

É importante saber que muitas dessas dietas não são aconselháveis e muitos profissionais consideram-nas potencialmente perigosas. Sempre consulte um profissional da saúde, nutricionista ou nutrólogo antes de tentar qualquer mudança brusca ou alguma dieta radical.

Separamos aqui os tipos mais populares de dietas.

Atkins – Também chamada de dieta da proteína, essa dieta foca em aumentar a ingestão de proteína e diminuir a de carboidratos, especialmente os simples e refinados.

A ideia da dieta é controlar os níveis de insulina e, assim, garantir a queima de gordura.

Dieta da Zona – Também com foco no controle da insulina para perda de peso e controle do peso corporal, essa dieta foca na divisão da refeição por “zonas”: 40% de carboidratos, 30% de gorduras e 30% de proteínas a cada refeição.

É uma dieta que encoraja o consumo de carboidratos complexos não-refinados e boas gorduras.

Dieta Vegetariana – Existem muitas vertentes da dieta vegetariana, sendo a mais comum a dieta ovo-lacto-vegetariana – ou seja, uma dieta de vegetais, ovos e laticínios, porém sem nenhum tipo de carne de animal.

Estudos mostram que vegetarianos têm menos peso corporal, sofrem de menos doenças e no geral têm uma expectativa de vida maior do que as pessoas que comem carne.

Dieta Vegana – O veganismo está mais para uma filosofia e estilo de vida do que uma dieta propriamente dita. O vegetariananão come nada que derive de animais, ou seja, não comem carne, ovos, laticínios nem mel.

Em geral o veganismo se preocupa com o meio-ambiente e com os maus tratos com animais, e não puramente com sua saúde.

Veganos crêem na sustentabilidade e na empatia, e os métodos modernos de agropecuária vão contra esses valores. A filosofia se expande para o vestuário, cosméticos e qualquer outro produto a se consumir.

Vigilantes do Peso – Visa à perda de peso por dieta, exercícios e uma rede de apoio. Iniciou-se nos anos 1960, com uma rede de amigos criada por uma dona de casa que temia ganhar de volta o peso perdido. Utiliza o método de pontos por calorias ingeridas.

Crudivorismo – É a dieta do consumo de comidas exclusivamente não-processadas, orgânicas, totalmente baseada em vegetais.

É uma vertente do veganismo, embora os crudívoros não necessariamente compartilhem a filosofia vegana.

Para crudívoros, pelo menos ¾ do que se come deve ser de alimentos não cozidos.

Há outros tipos de crudivorismo: crudívoros vegetarianos; crudívoros veganos; crudívoros onívoros.